Memorial do Imigrante programa comemoração de aniversário de São Paulo

Exposição fotográfica e mostra de automóveis antigos marcam os 449 anos da Cidade, no dia 25

ter, 14/01/2003 - 9h44 | Do Portal do Governo

O Memorial do Imigrante, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, organizou uma extensa programação para comemorar os 449 anos da cidade de São Paulo, no dia 25. O evento, com entrada gratuita para todas as atrações será das 10 às 17 horas, na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca.

Nessa data, será inaugurada a exposição São Paulo nas Lentes de Maurício Cardim. Nesse trabalho, o fotógrafo retrata aspectos e detalhes da cidade, para mostrar a expansão e modificação dos espaços públicos.

A mostra, que se encerrará dia 23 de fevereiro, reúne 30 fotos coloridas e inéditas com imagens do prédio do Museu de Arte de São Paulo (Masp), ponto de referência da elite paulistana; a Vila Itororó (bairro do Bixiga), que desde a década de 20, foi tombada por lei como patrimônio histórico; e a Praça da Sé. O historiador do Memorial, Marco Antonio Xavier, indica que a cada dez anos a cidade modifica-se tanto que as pessoas não a reconhecem plenamente.

Atrações

Outra atração da festividade é o Encontro de Automóveis Antigos e Raros. Os colecionadores levarão ao Memorial dezenas de carros do início do século 20 até a década de 50. Raridades como Ford T, conhecido como Ford Bigode, Cadillac, Buick e Rabo de Peixe, da Chevrolet, são alguns dos veículos que estarão no pátio do Memorial para apreciação do público.

Pessoas de todas as idades se divertirão com a Corrida Maluca. O objetivo é relembrar personalidades do rádio, televisão e cinema por meio de um passeio pela cidade. Celebridades como Carmem Miranda, Chacrinha, Elvis Presley e Michael Jackson serão recordadas por animadores fantasiados que farão showse brincadeiras.

Os carros com os personagens sairão da sede da Secretaria de Estado da Cultura (Estação Júlio Prestes da CPTM) por volta das 13 horas, com destino ao Memorial do Imigrante, devendo retornar ao prédio da Secretaria. A trajetória de ida e volta dura aproximadamente três horas.

A programação inclui venda de doces tradicionais da Hungria, Alemanha, Portugal e Áustria e salgados de Portugal e Itália, dispostos em barracas no pátio do Memorial.

A instituição participa do projeto de valorização do bairro com o apoio de empresários e população. Uma das atividades do programa é o Coral de Moradores da Mooca que se apresenta dia 25, no horário de almoço. O grupo promete encantar os visitantes com a mostra de canções que vão desde samba de raiz até músicas típicas italianas e chorinho.

Assistência ao imigrante

O Memorial do Imigrante, situado próximo à Estação Bresser do Metrô, tem área total de 30 mil metros quadrados, sendo três mil de área verde. Com o apoio do Governo, a instituição foi criada em 1886 e funcionou até 1978 para hospedar os imigrantes que chegavam ao Brasil. O órgão prestou assistência a 2,5 milhões de estrangeiros oferecendo hospital, centro de registro, alojamento, refeitório e encaminhamento ao trabalho nas fazendas do interior paulista.

O historiador indica que o Memorial organiza documentos que relatam o período histórico do final do século 19 até os dias atuais. O acervo exibe três aspectos importantes no desenvolvimento do Estado: construção de ferrovias, imigração e período do café.

O Museu tem 15 salas de exposições permanentes, três temporárias, biblioteca com mais de três mil livros sobre imigração e sala de arquivo para documentos antigos (registros da hospedaria dos imigrantes). Há também uma estação ferroviária com três locomotivas Marias-Fumaças e um bonde, disponíveis para passeios aos domingos e feriados.

A estação ferroviária funcionou de 1886 até a década de 60 para trazer os imigrantes que chegavam ao Porto de Santos e os que se dirigiam ao Interior paulista para trabalhar nas fazendas. O percurso atual corresponde ao trajeto da linha de trem do Brás até a Mooca. Na Rua Visconde de Parnaíba, junto à entrada do Memorial há um bonde que era utilizado no transporte urbano no final do século 19 até a década de 60.

Serviço

Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca.
Tel.: 6693-0917 e 6692-7804 e fax: 6693-1446
e-mail: imigrant@plugnet.com.br
site: www.memorialdoimigrante.sp.gov.br
Nos dias normais, as visitas (individuais e escolares) são feitas de terça a domingo, das 10 às 17 horas. Adultos pagam R$ 4,00, crianças até 14 anos, R$ 2,00. Entrada gratuita para menores de 7 anos e adultos acima de 65.

Viviane Santos
Da Agência Imprensa Oficial

A.M.