Memorial da América Latina será transformado em grande arraial na maior festa junina de SP

Festa será realizada nos próximos dias 18 e 19 de junho e deve reunir 100 mil pessoas

ter, 07/06/2005 - 19h05 | Do Portal do Governo

Nos dias 18 e 19 de junho o Memorial da América Latina será palco de uma das mais tradicionais comemorações brasileiras, uma verdadeira festa de São João nordestina. O festival que acontece no Nordeste todos os anos já é a segunda maior festa popular brasileira, depois do Carnaval. Em São Paulo, deverá reunir 100 mil pessoas e contará com uma série de atrações temáticas.

A realização da festa na cidade não se dá por acaso: São Paulo é a maior cidade nordestina do país, com 3,5 milhões de habitantes provenientes daquela região. “Não vai ser uma festa de São João qualquer, vai ser uma reprodução autêntica das festas nordestinas”, disse o presidente do Memorial da América Latina, Fernando Leça.

Nelson Dantas, presidente do Centro de Tradições Nordestinas, um dos parceiros na organização da festa, falou sobre a satisfação dos nordestinos de São Paulo: “Disse ao governador Geraldo Alckmin que São Paulo estava desquitado do nordestino. E agora começou uma paquera, da paquera começou um namoro e do namoro vai dar casamento, e vai dar forró”, brincou.

“Nosso objetivo é trazer o máximo de autenticidade para representar o Nordeste em São Paulo, fazer algo que o paulista nunca viu”, destacou Fernando Elimelek, diretor-geral da Playcorp, empresa organizadora do evento.

Atrações

O Arraial, que será patrocinado pela rede de lojas Pernambucanas, de origem nordestina, terá shows de grandes nomes da música da região, entre os quais a banda Limão com Mel, o cantor Frank Aguiar, concluindo com uma apresentação da estrela Elba Ramalho.

O evento terá barracas com comidas típicas representando cada estado nordestino, como baião de dois, carne de bode, tapioca, acarajé, arroz doce e pipoca. Haverá ainda pau de sebo, fazendinha, fogueira gigante, igreja, touro mecânico, correio elegante, barracas com jogos e brincadeiras, quadrilhas e um serviço de envio de cartões para o Nordeste.

Ingressos

Os ingressos serão gratuitos e podem ser retirados uma das 60 lojas das Pernambucanas da Grande São Paulo. Quem não conseguir retirar um ingresso poderá entrar com a doação de um quilo de alimento não perecível ou um agasalho. Essas arrecadações serão doadas ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), que também apóia a festa.

Casamento coletivo

No domingo, dia 19, acontecerá um casamento coletivo para mais de 100 casais, realizado pela Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania. Os casais foram escolhidos em comunidades carentes de São Paulo.

Projeto Raízes da Cultura Brasileira

A Festa Junina Nordestina faz parte do Projeto Raízes da Cultura Brasileira, uma série de festas populares que farão uma homenagem a cada região do Brasil que compõe a diversidade cultural de São Paulo. O local escolhido para abrigar estes eventos foi o Memorial da América Latina, um espaço dedicado às manifestações culturais visando à integração dos países da América Latina.

Festa de São João Nordestina

Local: Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 (próximo à Estação Barra Funda do Metrô)
Data e Horário:
Sábado dia 18/06 – das 12h às 2 horas
Domingo dia 19/06 – das 10h às 22 horas

Adriana Fares