Memorial da América Latina faz grande festa pela Paz

Evento reunirá mais de 540 músicos

qui, 15/05/2003 - 19h19 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina promove neste domingo, dia 18, uma grande festa em prol da paz, na Praça Cívica do Memorial, na Barra Funda, a partir das 9h30, com entrada franca. Paulistas e paulistanos poderão prestigiar o evento Paz – Plante essa Bandeira, que irá reunir mais de 540 músicos, várias bandas de metais, fanfarra de Poá, bateria da escola de samba Águia de Ouro, além de 135 dançarinos e dois grandes corais. A Banda da Polícia Militar do Estado abrirá a festa acompanhada do coral da PM.

O ápice do espetáculo será o ‘plantio’ de um estandarte branco na esplanada do Memorial. Lá, ele ficará em definitivo para indicar o compromisso em busca permanente da paz pela Secretaria de Estado da Cultura e o movimento Bandeira da Paz, iniciado em 1998, pela ONG Abaçaí Cultura e Arte, com o apoio da Secretaria e várias entidades.

Durante o evento, haverá, ainda, uma cerimônia ecumênica com representantes de várias religiões. Estudantes do Colégio Consolata vão atuar como guarda de honra da bandeira da Paz e outros 33 portarão as bandeiras dos países latino-americanos. Vários secretários de Estado e do corpo consular de países latino-americanos confirmaram presença.

Trabalho artístico será premiado

Nessa semana, todas as escolas que visitarem o Memorial estarão recebendo material de pintura gratuitamente. O estudante que quiser poderá desenvolver um trabalho artístico com o tema Paz e concorrer para uma seleção final no domingo. As escolas dos trabalhos vencedores receberão kits de livros editados pelo Memorial. As pinturas selecionadas ficarão expostas em varais, ao lado do palco no dia da festa.

A história do movimento

Há cinco anos, em 24 de janeiro de 1998, véspera do aniversário de São Paulo, foi organizada uma vigília cívico, ecumênica e cultural pela Paz, no Parque da Água Branca, pelo movimento Bandeira da Paz, com o apoio da Secretaria da Cultura. Houve apresentações artísticas, momentos de reflexão, exibições de vídeos e atividades que visavam a integração dos participantes. Ao alvorecer daquele 25 de janeiro, celebrou-se uma cerimônia que culminou num abraço simbólico da cidade. As instituições participantes tornaram-se então guardiãs da bandeira da Paz. A partir daí, o ‘plantio’ da bandeira da Paz tornou-se a forma encontrada para marcar a adesão de novas associações à essa rede.

O objetivo do movimento é envolver o maior número possível de segmentos da sociedade, organizações e setores públicos para otimizar ações isoladas em prol da convivência pacífica, cidadania e solidariedade social. Em janeiro de 2000, o movimento Bandeira da Paz ampliou-se com o aval do Comitê Paulista da Década de Cultura da Paz (UNESCO), cujo manifesto é rejeitar a violência em todas as suas formas. Mais informações no site www.memorial.org.br