Memorial da América Latina expõe fotos de trabalhadores bolivianos

Mostra pode ser visitada até o dia 1º de junho

qua, 07/05/2003 - 11h02 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina


Até o dia 1º de junho, a Galeria Marba Traba, do Memorial da América Latina, leva ao público a exposição de cem fotos de Jean-Claude Wicky que retratam a vida dos mineiros bolivianos. A mostra chega ao Brasil depois de passar por Lausanne (Suíça) e Buenos Aires (Argentina).

Entre 1984 e 2001 o fotógrafo suíço Jean-Claude Wicky visitou pelo menos trinta minas e acampamentos mineiros espalhados pelo altiplano boliviano. Pôs diante de si o desafio de fotografar trabalhadores nas profundezas da terra.

A vaga idéia que o mundo faz da Bolívia se deve aos golpes de Estado e, mais recentemente, à cocaína. No entanto, desde o início da colonização, a Bolívia é essencialmente um país de mineiros e sua história está intimamente ligada à indústria mineral. Jean-Claude Wicky revela um mundo esquecido nas profundezas dos Andes, um universo hostil no qual os homens exploram as entranhas da terra, arriscando a própria vida. Embora sejam pessoas que vivam para produzir riquezas, estas jamais os enriquecem.

SERVIÇO
Mineiros da Bolívia
100 fotos de Jean-Claude Wicky
De 16 de abril a 1o de junho, de terça-feira a domingo,
das 9 às 18 horas.
Galeria Marta Traba – acesso pelos portões 5 e 6 do Memorial da América Latina
Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – ao lado da Estação Barra Funda do Metrô – Entrada franca
Evento integrante do 6o Mês Internacional da Fotografia
Mais informações: www.memorial.org.br

(AM)