Memória: Nossa Caixa reconta história da fundação da capital paulista

Lançamento do projeto será nesta sexta-feira, dia 29, às 11 horas

sex, 29/08/2003 - 9h40 | Do Portal do Governo

O presidente da Nossa Caixa, Valdery Albuquerque, e o escritor Eduardo Bueno concedem entrevista nesta sexta-feira, dia 29, após o evento de lançamento do projeto SP 450 – Nossa Caixa – o Banco do Coração de São Paulo, para anunciar as iniciativas que compõem este amplo projeto de reconstrução histórica.

O dia 29 de agosto não foi escolhido por acaso. Foi justamente em 29 de agosto de 1553, há exatos 450 anos, que os padres jesuítas, chefiados por Manoel da Nóbrega, se reuniram pela primeira vez com os caciques tupiniquins Tibiriçá e Caiubi no alto da colina onde hoje se encontra o Pateo do Collegio. Naquele encontro, os jesuítas lançaram as bases do colégio que daria origem à cidade, batizada em 25 de janeiro de 1554.

Há um forte simbolismo em todas as datas relacionadas à fundação de São Paulo. Vinte e nove de agosto, por exemplo, é o dia em que São João Batista, o ‘Anunciador de Cristo’, morreu decapitado.

Vinte e cinco de janeiro, por seu turno, é o dia da conversão do apóstolo Paulo. São Paulo é o ‘Apóstolo dos Gentios’, pois levou o cristianismo para a região do Oriente Próximo, onde hoje se localizam países como Turquia, Líbano e a própria Síria. As datas foram meticulosamente selecionadas pelos jesuítas, pois seu principal objetivo era catequizar várias tribos indígenas, aproveitando-se da localização geográfica privilegiada da colina onde se ergue o Pateo do Collegio.

A região na qual São Paulo nasceu já era ponto extremamente estratégico séculos antes da chegada dos europeus. O chamado ‘Triângulo’, cujos lados eram delimitados pelo rio Anhangabaú, rio Tamanduateí e a zona atualmente ocupada pela Praça da Sé, marcava o entroncamento de importantes rotas pré-cabralinas, os chamados ‘peabirus’.

São histórias como essas que o projeto ‘SP 450 – Nossa Caixa, o banco do coração de São Paulo’ pretende resgatar. Afinal, muito das complexidades que hoje afligem o centro de São Paulo podem ser explicadas pelo absoluto desconhecimento dessas características e das inúmeras curiosidades que cercam o nascimento daquela que se transformou na maior cidade da América do Sul. Um povo só sabe para onde vai se souber de onde veio. Esta é a contribuição que a Nossa Caixa pretende dar na ocasião dos 450 anos de São Paulo – 450 anos que começaram a ser contados exatamente no dia 29 de agosto de 1553. A instituição sente-se à vontade para lançar um projeto desta envergadura também porque sua matriz se localiza a poucos metros do local onde a cidade nasceu – o que lhe concede o orgulho de ser o autêntico ‘banco do coração de São Paulo’.

Data: Sexta-feira, 29 de agosto de 2003
Horário: 11 horas
Local: Pateo do Collegio (auditório Manoel da Nóbrega) – Centro – São Paulo/SP

(LRK)