Memória: Museu do Ipiranga mostra São Paulo pelas lentes de Militão Augusto de Azevedo

Acervo de 12 mil fotos feitas entre 1862 e 1885 está aberto à pesquisa

qui, 01/08/2002 - 16h11 | Do Portal do Governo

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, conta com um acervo de mais de 125 mil itens, entre objetos, iconografia e documentação arquivística, do seiscentismo até meados do século XX, eixo para a compreensão da sociedade brasileira, a partir do estudo de aspectos materiais da cultura, com especial concentração na história de São Paulo.

Entre as coleções fotográficas, merece destaque a de Militão Augusto de Azevedo. São mais de 12 mil retratos produzidos entre 1862 e 1885 e doados à instituição em 1996. É a mais completa coleção de fotos de São Paulo, com imagens da cidade e de seus habitantes. Também pertencem a essa coleção um conjunto de fotografias e manuscritos do filho de Militão, Luiz Gonzaga de Azevedo.

O Museu Paulista dedicou uma sala ao acervo, que foi totalmente digitalizado, permitindo que estudiosos e interessados realizem pesquisas e façam reproduções sem manuseio dos originais. A Fundação Roberto Marinho financiou o tratamento físico e documental das coleções, incluindo restauração, acondicionamento, pesquisa e catalogação.

O acervo encontra-se aberto à pesquisa no centro de documentação do museu, de terça a sexta, das 9 às 17 horas. No local também pode ser adquirido um CD-ROM, que oferece uma prévia deste rico material, além de textos que analisam a obra de Militão Augusto de Azevedo e a São Paulo de sua época. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (11) 6165-8007.

Museu Paulista da USP – Centro de Documentação e Iconografia
Visitação: Terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas
Endereço: Parque da Independência – Ipiranga – São Paulo-SP
Ingresso: R$ 2,00