Memória: Mestres da USP perpetuados em bronze ganham nova homenagem

Obra da Imprensa Oficial e Edusp traz bustos de 43 personalidades

sáb, 03/05/2003 - 11h38 | Do Portal do Governo

Vera Lúcia de Almeida


Da Agência Imprensa Oficial

Lançamento da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo com a Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), a obra Homenagem aos mestres: Esculturas na USP é o quinto volume da série Cadernos da CPC – Comissão de Patrimônio Cultural da USP. No livro são homenageados memoráveis mestres da universidade, que tiveram seus bustos esculpidos e preservados, e depois postos ao alcance do público em local de destaque nas faculdades e escolas onde atuaram.

Os cadernos da CPC visam a oferecer informações do que foi realizado no passado, desenvolver estudos inéditos, fomentar o debate sobre a necessidade e a seletividade das escolhas no campo da memória. Mas, a homenagem não se restringe apenas aos bustos. Há, também, placas internas e externas, nomes de ruas, edifícios e salas, medalhas, relevos e fotografias.

Memória

A lista dos memoráveis apresenta algo em comum: o pioneirismo na área de atuação e o reconhecimento do público por seus notáveis desempenhos nas áreas do saber.

As esculturas carregam em si uma série de noções, conceitos, idéias e ideais sobre os predicados do mestre. Elas representam personagens que tiveram suas vidas dedicadas ao estudo, à generosidade, à coragem para trilhar o desconhecido e estabelecer caminhos ou corrigir rotas.

A obra presta homenagem a 43 mestres: Antonio Francisco de Paula Souza, Carlos Gomes de Souza Shalders, Francisco de Paula Ramos de Azevedo, Paulo Abib Andery, Rodolpho Baptista de San Thiago, Lauro Bastos Birkholz, Luiz Ignácio Romeiro de Anhaia Mello, Albino Carramão das Neves, Kanichi Sato, Alexandrino de Moraes Pedroso, Alfonso Bovero, Alípio Corrêa Netto, Álvaro de Lemos Torres, Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho, Benedicto Augusto de Freitas Montenegro, Domingos Rubião Alves Meira, Edmundo Vasconcelos, Ernesto de Souza Campos, Guilherme Bastos Milward, João de Aguiar Pupo, João Paulo da Cruz Brito, José Bonifácio Medina, Luciano Gualberto, Raul Carlos Briquet, Flamínio Fávero, Hilário Veiga de Carvalho, Julio Afrânio Peixoto, Oscar Freire de Carvalho, Raimundo Nina Rodrigues, Geraldo Horácio de Paula Souza, André Dreyfus, Carmem Silvia Cardassi, Wladimir Besnard, Ernesto de Souza Campos, Paulo de Toledo Artigas, Hugo de Almeida Leme, Orlando Carneiro, Francisco de Souza Costa, Glete de Alcântara, Aymar Baptista Prado, Zeferino Vaz e Lourenço Roselino.

Eles pertenceram à Escola Politécnica, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Medicina, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública, Instituto de Biociências, Instituto de Matemática e Estatística, Instituto Oceanográfico, Museu de Arqueologia e Etnologia. No interior, às Faculdade de Odontologia de Bauru, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, em Pirassununga. Escola de Enfermagem, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Medicina e Faculdade de Odontologia, as quatro últimas de Ribeirão Preto.

O livro descreve e tece considerações a respeito do mestre e ainda traz a biografia dos escultores, entre eles Tarsila do Amaral e Bruno Giorgi.

Serviço – A obra ‘Homenagem aos mestres: Esculturas na USP’ tem 280 páginas, custa R$ 70 e pode ser adquirida pelo site da Livraria Virtual www.imprensaoficial.com.br/livraria, e pelo SAC 0800-123401.

(LRK)