Memória: Imprensa Oficial doa 600 coleções do Correio Braziliense para bibliotecas

nd

seg, 19/11/2001 - 20h04 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial do Estado doou 600 coleções do Correio Braziliense para bibliotecas nacionais, internacionais, arquivos públicos estaduais, municipais, universidades e centros de pesquisa. A cerimônia ocorreu nesta segunfda-feira, dia 19, em São Paulo.

O presidente da empresa, Sérgio Kobayashi, fez a doação, entregando simbolicamente os cinco primeiros volumes da série fac-similar do primeiro jornal brasileiro para a representante do Departamento de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal do Estado, professora Sigrid Barbosa de Lima.

‘Só uma instituição pública como a Imprensa Oficial poderia dar vazão a um projeto grandioso como este. O Estado está de parabéns’, afirmou Kobayashi.

A professora Sigrid Barbosa disse que o material é imprescindível para o acervo das 26 bibliotecas municipais porque nele se encontra parte da memória do Brasil.

Para o jornalista Alberto Dines, coordenador editorial dos 31 volumes da série, ‘a republicação do Correio é um marco para as conjugações das relações entre o jornalismo e a História; o Brasil de hoje e do passado; e empresa pública e privada’.

A lista de instituições que estão recebendo a coleção, foi elaborada pelo Centro de Documentação e Informação da Imprensa Oficial juntamente com a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários de Cientistas de Informação e Instituições (Febab) e pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias/Escritório Regional da América Latina e Caribe (Ifla).

A biblioteca do Congresso americano foi uma das 30 entidades internacionais escolhidas para receber a coleção fac-similar do jornal editado em Londres por Hipólito da Costa, entre 1808 e 1822. Os 26 volumes restantes serão enviados por correio. O último deverá ser entregue em janeiro de 2003.

A Imprensa Oficial está imprimindo 3.500 exemplares de cada volume, 800 dos quais estão sendo vendidos sob a forma de assinatura através do site www.imprensaoficial.com.br ou pelo telefone 0800.123401.