Memória: Exposição na Capital conta história da reforma agrária no Estado

Mostra fotográfica 'Cultivando Sonhos' tem imagens de assentamentos rurais e comunidades quilombolas

qua, 12/03/2003 - 10h13 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do Instituto de Terras


Para mostrar aos habitantes da metrópole a vida cotidiana nos assentamentos rurais e comunidades quilombolas de São Paulo, a
Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo ‘José Gomes da Silva’ (Itesp) está promovendo a exposição fotográfica Cultivando Sonhos, que foi aberta na última segunda-feira, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, em São Paulo.

A mostra reúne flagrantes da lida diária no campo, das horas de lazer, festas, atividades artesanais e artísticas e do contato com a natureza, distribuídos em 12 painéis. Os visitantes também ficarão sabendo, entre outras informações, que o Estado de São Paulo já possui 147 assentamentos da reforma agrária e que existem 32 comunidades remanescentes de quilombos já identificadas, a maioria delas no Vale do Ribeira.

O objetivo é promover e valorizar as ações e atividades dos assentamentos rurais e comunidades de quilombos do Estado, destacando o principal aspecto que tem impulsionado essas famílias: o resgate da cidadania.

A Fundação Itesp, entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, é responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo.

A exposição está em cartaz até 28 de março, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, localizada na Rua da Consolação, 94, centro da Capital.

(RK)