Memória: Arquivo do Estado reabre mostra ‘O Cotidiano Vigiado’

Acervo mostra história da censura e repressão exercida pela Delegacia de Ordem Política e Social (Dops)

seg, 02/05/2005 - 12h15 | Do Portal do Governo

Até o dia 31 de maio, o Arquivo do Estado reapresenta a mostra ‘O Cotidiano Vigiado – Repressão, Resistência e Liberdade nos Arquivos do Dops (1924-1983)’. A exposição conta a história da Delegacia de Ordem Política e Social (Dops), criada pela Lei 2.034, de 1924, a fim de manter sob controle as ações dos imigrantes, em sua maioria operários urbanos.

Até 1925, houve a consolidação dos setores operários urbanos, fortalecidos por largos contingentes de imigrantes que começaram a chegar na segunda metade do século anterior.Temeroso da ação que as idéias políticas vindas com essas massas humanas poderiam provocar, o Estado adotou uma postura vigilante e criou órgãos especializados na repressão dentro dos organismos policiais já existentes, entre eles, o Dops.

Com a recente liberação dos documentos do Dops, a sociedade herdou os arquivos desta polícia, com fragmentos do discurso oficial que expressam a maneira de agir e pensar deste órgão, que atuou de 1924 a 1983. O acervo mostra a história da censura e da repressão e permite identificar os grupos que resistiram ao autoritarismo e as minorias nacionais que foram perseguidas como indesejáveis.

O Cotidiano Vigiado – Repressão, Resistência e Liberdade
Arquivo do Estado de São Paulo

Rua Voluntários da Pátria, 596, Santana – São Paulo/SP
Tel. (11) 6221-4785
Visitação: Até 31 de maio de 2005. De terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita e acesso para portadores de deficiência física

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)