Melhoria: Metrô moderniza sistema de portas dos trens da Linha 1 – Azul

Inovações vão facilitar o trabalho dos funcionários e a segurança dos usuários

qui, 31/07/2003 - 15h37 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo está modernizando o sistema de abertura e fechamento de portas das composições da linha 1-Azul, após quase 30 anos de fabricação, com o objetivo de evitar atrasos provocados nas viagens por problemas nas portas e também garantir maior segurança aos seus usuários.

As inovações tecnológicas no sistema de portas vão facilitar e agilizar as intervenções dos funcionários operativos e também do pessoal da área de manutenção, em casos de falhas. Além dos usuários que ganham mais segurança e rapidez nas suas viagens.

Entre as novidades, constam a troca das borrachas, do sistema de movimentação e a instalação de um microprocessador de última geração, que é capaz de diagnosticar e dar a solução adequada para as eventuais falhas do sistema de portas.

No momento, seis composições da linha 1-Azul já contam com essas inovações. A previsão é de que até o final de 2004 o processo seja concluído em todos os 51 trens da linha.

Benefícios

Os maiores ganhos desse novo sistema não estão visíveis ao público. As portas ganharam novo leiaute, com duas peças de borracha mais rígidas, mais sensíveis, capazes de detectar objetos acima de 10 milímetros. Isso evita, por exemplo, que as pessoas coloquem as mãos nos vãos das portas, motivo de acidentes e de inúmeras interferências diárias no sistema.

Para o operador de trem, as vantagens desse sistema é de que ele é capaz de detectar e informar o tipo de ocorrência, indicando o carro e inclusive a porta com problema.

A manutenção também tem ganhos significativos, que além de eliminar equipamentos, disponibiliza um histórico completo das ocorrências. Esses dados são decisivos para a agilização nas atuações e, conseqüentemente, na redução dos custos.

Com a eliminação de um dos dispositivos de acionamento das folhas de porta, que fica sob um dos bancos de assento duplo, será possível disponibilizar espaço para uma cadeira de roda no carros- líderes. Essa mudança está presente na composição número 2.

Departamento de imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A