Melhoria: Metrô implanta acesso direto da Estação Vergueiro para o Centro Cultural São Paulo

Iniciativas incluíram a disponibilização de áreas para que fossem integradas ao paisagismo da nova praça

qua, 12/05/2004 - 19h03 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) implantou na Estação Vergueiro, da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), ligação direta com o Centro Cultural São Paulo, localizado em área vizinha (rua Vergueiro, 1000, Paraíso). A iniciativa foi concretizada a partir da instalação de uma nova entrada/saída no acesso Oeste da Estação Vergueiro, situado na rua Vergueiro,790, esquina do Viaduto João Julião, nas proximidades dos hospitais Beneficiência Portuguesa e Osvaldo Cruz.

Dentro dos entendimentos da Companhia do Metropolitano com o Centro Cultural São Paulo visando a conclusão do projeto arquitetônico original daquela instituição, que está completando 22 anos de existência, o Metrô elaborou projeto de urbanização e paisagismo, com a proposta de ligação da Estação Vergueiro, através da nova entrada/saída, para terreno até então não utilizado, que agora ganha do Centro Cultural as demais benfeitorias previstas: praça arborizada, com rampa para acesso direto às suas instalações.

A proposta de revalorização do Centro Cultural São Paulo e dos espaços anexos motivou o Metrô a antecipar a recuperação e limpeza do concreto da torre de ventilação da Estação Vergueiro, implantada durante a construção da Linha 1-Azul, no terreno agora urbanizado.

As iniciativas do Metrô incluíram também a disponibilização de áreas anteriormente utilizadas como estacionamento para que fossem integradas ao paisagismo da nova praça.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô