Meio Ambiente: Voluntários poderão participar do Projeto Pomar

Objetivo é a recuperação das margens do Rio Pinheiros

qua, 06/11/2002 - 11h00 | Do Portal do Governo

A partir de agora, além das empresas, também os cidadãos comuns podem participar do Projeto Pomar que tem por objetivo a recuperação das margens do Rio Pinheiros. A Secretaria do Meio Ambiente colocou no seu site uma ficha de cadastro de voluntários que queiram aderir ao projeto.

Os novos parceiros cuidarão do Trecho do Voluntário onde, sob a orientação de monitores da Coordenadora de Educação Ambiental (CEAM), da Secretaria do Meio Ambiente, terão a oportunidade de participar de todo o processo de criação de um jardim. São 18 as empresas que participam do projeto sendo responsáveis por 18 lotes, num total de aproximadamente 28 quilômetros nas duas margens do Rio Pinheiros.

Não há limite de idade para inscrição. Além de aprender a preparar o solo, plantar e cuidar das mudas, todos assistirão a palestras e participarão de visitas aos trechos ajardinados que tenham mais de 300 mil plantas de diversas espécies, entre as de porte arbóreo, arbustivo e herbáceo.

Trata-se de uma ação de educação ambiental abordando questões como reutilização de água, importância de vegetação nas grandes cidades, ecologia urbana e outras. Mesmo quem não tem jeito para jardinagem pode participar ajudando na divulgação do Projeto Pomar em escolas, auxiliando também na assistência aos bolsistas das frentes de trabalho e seus familiares

O Projeto
O Projeto Pomar foi iniciado em dezembro de 1999 e está transformando a paisagem nas margens do Rio Pinheiros. Centenas de milhares de mudas de diversas espécies, arbustivas e arbóreas, foram plantadas ao longo de 14 quilômetros nas duas margens do rio.

Inicialmente, foram plantadas aproximadamente 250 mil mudas de 172 espécies diferentes na margem direita. Essas plantas foram escolhidas pelas suas características de rusticidade, crescimento e floração, selecionando as que teriam melhores condições de adaptação ao local.

No final de 2000, flores de hibiscos, azaléias, biris, jasmins, lírios, lanternas chinesas e alamandas amarelas começaram a aparecer transformando uma área que estava totalmente degradada.

Entre as espécies de porte arbóreo, foram introduzidas não só plantas nativas mas também exóticas, inteiramente adaptadas ao ambiente metropolitano. São espécies como o jacarandá-mimoso, jequitibá-branco, jequitibá-rosa, pata-de-vaca, jacarandá-bico-de-pato e outras.

No total, nas duas margens do rio, serão plantadas 400 mil mudas de diversas espécies de porte arbóreo, arbustivo e herbáceo. O projeto pretende fazer das Marginais mais novo cartão postal da cidade.

Da Agência Imprensa Oficial- Fonte: www.ambiente.sp.gov.br