Meio Ambiente: Verão Limpo encerra atividades no litoral paulista

Campanha de conscientização ambiental dos banhistas é realizada pela Cetesb

qui, 10/02/2005 - 17h41 | Do Portal do Governo

Este foi o 17º ano consecutivo de realização do Verão Limpo, envolvendo os municípios do litoral paulista, com a finalidade de promover a conscientização da comunidade, especialmente os turistas que lotam as praias nas férias de final de ano. A campanha, em 2005, percorreu as praias do Gonzaga, em Santos, do Boqueirão, em Ilha Comprida, do Perequê, em Ilhabela, de Pitangueiras, no Guarujá, de Indaiá, em Caraguatatuba, e praia do Centro, em Mongaguá.

“O mau tempo afasta os turistas e ajuda a tornar as praias impróprias para balneabilidade, mas o programa de conscientização ambiental dos banhistas, em todo o litoral paulista, conseguiu atingir mais de 25 mil pessoas”, enfatizou Rubens Lara, presidente da CETESB.

Estima-se que foram distribuídas para o público participante aproximadamente 100 mil sacolinhas para recolhimento de lixo, 20 mil cartilhas sobre balneabilidade das praias, 10 mil tapa-sóis e 1.100 camisetas e bonés, brindes esses utilizados nas brincadeiras desenvolvidas na tenda montada pela CETESB.

A Campanha Verão limpo 2005 foi uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e CETESB, e contou com o apoio da Porto Seguro Seguros, da Ecovias, da Dersa, do DER, Artesp e da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, além das Prefeituras de Santos, Ilha Comprida, Ilhabela, Guarujá, Caraquatatuba e Mongaguá.

Novidades

Para o próximo ano, a CETESB pretender ampliar a Campanha Verão Limpo, com a inclusão de praias de rios, cachoeiras e reservatórios situados no interior do estado. “Em 2006, a campanha irá atingir, por exemplo, a prainha do Perequê, em Cubatão, que sistematicamente apresenta boas condições de balneabilidade. Como essa, outras praias e reservatórios são bastante procuradas no verão”, esclareceu Lara.

Cris Couto
Da Secretaria do Meio Ambiente