Meio Ambiente: Vazamento de óleo no estuário de Santos mobiliza técnicos da Cetesb

nd

sex, 19/04/2002 - 19h45 | Do Portal do Governo

Técnicos da Agência de Santos da Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental participaram nesta sexta-feira, dia 19, de um atendimento emergencial no estuário de Santos, onde ocorreu um vazamento de óleo combustível na madrugada, entre os armazéns 5 e 15 do porto.

A quantidade de óleo que vazou ainda não foi estimada, mas a retirada do produto, cuja mancha no estuário chegou a uma extensão de 800 metros, começou pela manhã, com o uso de equipamentos de sucção. Os técnicos da Cetesb orientaram os trabalhos, isolando a área com barreiras flutuantes para evitar que o óleo chegasse às praias.

Há suspeitas de que o óleo teria vazado durante uma operação irregular de transferência de combustível entre duas embarcações de uma empresa de rebocadores.

A Capitania dos Portos recolheu amostras do produto para análise, para tentar identificar o autor do crime ambiental, cujo responsável poderá receber uma multa de até R$ 50 milhões, por parte do organismo federal, por se tratar de área sob jurisdição do Ministério da Marinha.