Meio Ambiente: Técnicas para identificar cupins em árvores é tema de Bate-Papo do IPT

Pesquisa do IPT rende tese de mestrado e Bate-Papo da próxima terça, dia 2 de julho

sex, 28/06/2002 - 21h06 | Do Portal do Governo

A voracidade e a capacidade de ataque organizado dos cupins subterrâneos (Coptotermes havilandi), responsáveis por sérios prejuízos em edificações dos grandes centros urbanos, árvores vivas nas ruas e parques da cidade e a nova forma de diagnóstico e possíveis soluções estão na tese de mestrado da pesquisadora Raquel Dias de Aguiar M. Amaral, da Divisão de Produtos Florestais do IPT. Defendida na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, tem o título ‘Diagnóstico da ocorrência de cupins xilófagos em árvores urbanas do bairro de Higienópolis, na cidade de São Paulo’.

‘Técnicas para identificar cupins em árvores urbanas’ é o tema do Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, no dia 2 de julho, das 11h00 às 11h50. O Bate-Papo pode ser acessado no site www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.

A debatedora Raquel Dias de Aguiar Moraes Amaral é pesquisadora do Laboratório de Entomologia, Agrupamento Preservação de Madeiras, da Divisão de Produtos Florestais. Engenheira Agrônoma, formada pela Faculdade de Agronomia ‘Manoel Carlos Gonçalves’, em 1995. Mestre em Recursos Florestais da USP, Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ – ESALQ – Piracicaba, SP, em fevereiro de 2002.