Meio Ambiente: Site da Secretaria recebe mais de 45 mil visitas em um mês

As páginas de Legislação, Proaong e Educação Ambiental estão entre as mais acessadas

seg, 17/11/2003 - 16h09 | Do Portal do Governo

Desde outubro último, o sistema de informática do Palácio do Governo, que hospeda o site da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), está utilizando um programa de gerenciamento de rede capaz de fornecer informações detalhadas sobre os acessos feitos às páginas dos sites ali hospedados.

Durante o mês de outubro, o site da SMA recebeu 45.860 visitantes únicos, ou seja, aqueles que acessaram a página uma única vez. Se for considerado um segundo acesso, o número total passa para 68.284 visitas, o que significa que cada usuário acessou o site 1,48 vezes no mês.

Para Maria de Lourdes Rocha Freire, gerente da Equipe de Mídias Eletrônicas da Assessoria de Comunicação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), essas informações constituem um valioso subsídio para a administração dos sites da SMA e da Cetesb. ‘Esse monitoramento vai permitir identificar as páginas mais acessadas, ajudando a definir o que é preciso ser melhorado’, salientou.

No “ranking” das páginas mais acessadas aparecem por ordem: Legislação, PROAONG, Queima da Palha de Cana, Educação Ambiental, Aqüífero Guarani, DEPRN, Prozonesp e CPRN.

O sistema permite contabilizar os acessos por dia do mês; dia da semana; horário; “bytes” de informação; duração das visitas; país; procedência da conexão, que pode ser a partir de um site de busca ou de um “link” de página externa, entre outras informações.

Com base nesses dados é possível observar curiosidades como: no mês de outubro o maior número de visitas ocorreu nas segundas e quartas-feiras; o pico de acesso foi entre as 14 e 15 horas, porém, até mesmo entre as 3 e 5 horas da manhã ocorrem visitas; 5,1% das conexões duram de 15 a 30 minutos, 4,1% duram de 30 minutos a uma hora e 2,2% ficam conectados mais de uma hora.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/Cris Olivette/L.S.