Meio Ambiente: Simpósio discute conservação e reflorestamento de pau-brasil

20 pesquisadores do Instituto de Botânica apresentam seus estudos sobre a madeira

qui, 13/03/2003 - 15h23 | Do Portal do Governo

O pau-brasil, apesar de constituir uma referência na história do Brasil e ter seu uso consagrado na confecção de arcos de violino, é ainda uma espécie da flora pouco estudada. Por este motivo, o Instituto de Botânica, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, organizou o simpósio ‘Pau-brasil: Ciência e Arte’ aberto nesta quarta-feira, dia 12, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, na Capital.

O evento, que prossegue até amanhã, 14, conta com a apresentação de estudos desenvolvidos por 20 pesquisadores do Instituto de Botânica, sobre a Caesalpina echinata Lam, nome científico do pau-brasil, e aspectos ligados à produção da semente, manejo e extração da madeira.

O simpósio, destinado a pesquisadores que atuam em instituições governamentais e científicas, tem a participação de representantes da comunidade científica do Brasil e do Exterior.

O objetivo é formular um modelo para o estudo das plantas arbóreas tropicais brasileiras, integrando as pesquisas com as de outras instituições do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco que também trabalham com a espécie há vários anos.

Wanda Carrilho da Secretaria do Meio Ambiente
C.A