Meio Ambiente: Setor têxtil adota conceito de Produção+Limpa e Prevenção à Poluição em todo o Estado

O objetivo do projeto é orientar o setor têxtil na aplicação contínua de estratégias ambientais

ter, 15/10/2002 - 18h50 | Do Portal do Governo

O setor têxtil vai passar a aplicar o conceito de Produção+Limpa – Prevenção à Poluição desenvolvido pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) para estimular a adoção de medidas preventivas e reduzir a poluição no processo industrial evitando os desperdícios de matérias-primas e insumos como, água e energia.

Nesta quarta-feira, dia 16, será lançada a segunda fase do projeto-piloto de Produção+Limpa – Prevenção à Poluição, que ganha abrangência estadual, formalizando a parceria entre a SMA e CETESB com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), com o apoio do sindicato do setor, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e Associação Comercial e Industrial de Americana.

O projeto piloto de Produção + Limpa – Prevenção à Poluição, identificado pela sigla P+L/P2, tem como objetivo orientar, experimentalmente, o setor têxtil na aplicação contínua de estratégias ambientais, estimulando a adoção de medidas preventivas que possibilitem a redução da poluição na fonte, bem como desperdícios de água, energia, produtos químicos e outras matérias-primas, utilizadas no processo industrial.

A primeira fase do projeto foi aplicada nas empresas Cermatex e Santista, que obtiveram resultados favoráveis, incentivando a expansão do programa para outras empresas do setor, em todo o Estado de São Paulo. Entre as medidas adotadas pelas duas empresas, na primeira fase, foram a instalação de válvulas de bloqueio e torneiras com fechamento automático e a reutilização de água nos setores de tinturaria e acabamento dos tecidos, que permitiram uma redução do consumo de água.

A segunda fase do projeto será lançada no Auditório do SENAI, na Avenida Brasil, 2.801, em Americana, quarta-feira, dia 16, às 18 horas.