Meio Ambiente: Setor de Emergência participa de simulado de acidente aeronáutico em São Paulo

Participaram da operação cinco técnicos do Setor de Operações de Emergência da CETESB

seg, 28/11/2005 - 14h37 | Do Portal do Governo

Exercício integra ações de órgãos que atuam em casos de acidentes aeronáuticos

Entre as equipes de várias instituições que participaram do “Exercício Simulado de Acidente Aeronáutico de Massa”, organizado pelo Quarto Serviço Aéreo Regional de Aviação Civil – SERAC4, no dia 24 de novembro, encontravam-se cinco técnicos do Setor de Operações de Emergência, da CETESB, que prestaram o necessário apoio para orientar as ações para reduzir o impacto ambiental de um acidente envolvendo uma aeronave.

A ação, que envolveu a Infraero-Marte e Infraero-Viracopos, aconteceu no estacionamento do ExpoCenter Norte, no Bairro de Vila Maria, em São Paulo, contando ainda com a participação de equipes do Quarto Serviço Aéreo Regional de Aviação Civil, Infraero, Departamento de Aviação Civil, Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal, Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Instituto de Criminalística, Instituto Médico Legal e Universidade Anhembi Morumbi, entre outras entidades.

O exercício simulou a queda de uma aeronave a jato de médio porte, em área urbana, a aproximadamente dois quilômetros do Campo de Marte, na Zona Norte da Capital. Para que a ação tivesse a necessária realidade, foi utilizada uma aeronave cenográfica de madeira em módulos, disposta na área do “acidente”.

O Corpo de Bombeiros de uma guarnição próxima e do Campo de Marte são acionados e, chegando ao local do acidente, estabelecem um posto-de-comando, avaliam a situação, efetuam o lançamento de água e de espuma química especial sobre a aeronave sinistrada, realizam o socorro e o resgate das vítimas, contém o vazamento do combustível e solicitam o apoio do Setor de Operações de Emergência da CETESB para o atendimento à ocorrência.

As vítimas são resgatadas pelas equipes de socorro, recebem atendimento médico pré-hospitalar no local e, em seguida, são levadas para hospitais da região, por ambulâncias. Três técnicos do Setor de Operações de Emergência chegam ao local, comparecem ao posto-de-comando, onde levantam informações com o comandante do Corpo de Bombeiros e o comandante do Quarto Serviço Aéreo Regional de Aviação Civil.

Utilizando os equipamentos de proteção individual adequados para a situação, inspecionam e monitoram o local do acidente, as partes da aeronave sinistrada, a área circunvizinha e alguns bueiros ao longo da sarjeta de concreto da pista e uma canaleta do sistema de drenagem de águas pluviais, para detectar a presença de combustível vazado e de atmosferas inflamáveis.

Ao término das ações, os coordenadores das equipes envolvidas no exercício, reuniram-se com o comandante do Quarto Serviço Aéreo Regional de Aviação Civil, para avaliação das ações e encaminhamento de propostas de melhorias do plano de ação.

O exercício simulado teve como principais objetivos: realizar um exercício de emergência aeronáutica completo, fora dos limites do aeroporto, num raio de até 8 quilômetros; executar o Plano Combinado de Emergência Aeronáutica da Região Metropolitana de São Paulo; integrar e capacitar as equipes das diversas entidades envolvidas; e, posteriormente, estabelecer um protocolo-padrão, para a atuação das entidades envolvidas em acidentes dessa natureza.

Esta é a primeira vez que a CETESB participou de um exercício organizado SERAC4, devendo passar a integrar o Plano Combinado de Emergência Aeronáutica para a Região Metropolitana da Grande São Paulo -PCEA-SP e a estrutura do Centro Integrado de Gerenciamento de Crise Aeronáutica – CIGCAer.

Alcides Fontoura Pieri
Setor de Operações de Emergência/ Cetesb