Meio Ambiente: Setor de Emergência da Cetesb recebe nova certificação de qualidade ISO 9001

Com a recertificação, o setor mantém o reconhecimento internacional no que se refere à qualidade de seus serviços.

seg, 22/08/2005 - 15h54 | Do Portal do Governo

O Setor de Operações de Emergência – EIPE, da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, recebeu nova certificação de qualidade pela norma ISO 9001. Em cerimônia ocorrida em 18 de agosto, na sede da agência ambiental, em São Paulo, os diretores da certificadora Germanischer Lloyd Certification – GLC South America, Fábio Bianco e Márcia Bianco, fizeram a entrega do certificado de qualidade na presença de dirigentes da companhia, o presidente Rubens Lara e os diretores Lineu Bassoi, de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Alaôr Ferreira, de Gestão Corporativa, e Otávio Okano, de Controle de Poluição Ambiental.

Também estavam presentes os gerentes do Departamento de Desenvolvimento, Tecnologia e Riscos Ambientais, Ângela de Campos Machado, e da Divisão de Gerenciamento de Riscos, Edson Haddad, assim como do próprio EIPE, Jorge Gouveia, e os gerentes do Departamento de Planejamento Empresarial e Desenvolvimento Institucional, Nelson Tadeu Fonseca, da Divisão de Desenvolvimento Institucional, Ricardo Hermann, e do Setor de Qualidade, Jaqueline Sartori Nascimento.

A auditoria para essa nova certificação do EIPE, que obteve sua primeira certificação no início de 2002 – a validade da certificação é por três anos – , foi realizada pela equipe de auditores da empresa GLC em maio último. Com a recertificação, o setor mantém o reconhecimento internacional no que se refere à qualidade de seus serviços.

Entre os aspectos positivos comentados pela equipe de auditoria, por ocasião da recomendação, destacou-se o relativo ao “alto comprometimento da alta direção da empresa com o programa da qualidade”.

Responsabilidade e credibilidade

O diretor da GLC South America, Fábio Bianco, disse estar honrado por entregar o certificado de qualidade a uma organização com a responsabilidade e credibilidade como a CETESB. “Como cidadão, sinto muita satisfação por esta certificação a um órgão público tão importante”.

Por sua vez, o presidente Rubens Lara afirmou que o processo de certificação de qualidade tornou-se um processo permanente e contínuo na companhia e que o objetivo é que todas as áreas sejam certificadas, lembrando que “cada vez mais a sociedade exige que o setor público seja ágil e eficiente”.

Já o responsável pela Divisão de Gerenciamento de Riscos, Edson Haddad, ressaltou que a equipe de atendimentos emergenciais “comprou a idéia de qualidade” e em função da união e dedicação demonstradas por todo o grupo, a qualidade acabou por se incorporar à rotina dos trabalhos desenvolvidos na área.

De acordo com o gerente do EIPE, Jorge Gouveia, o setor tem atualmente 22 funcionários, que em sua maioria se revezam pelas 24 horas diárias, todos os 365 dias do ano.

Ontem mesmo, conforme lembrou, os técnicos da equipe estiveram toda a tarde e até por volta das 22 horas, atendendo ao episódio de explosão de tanques de combustíveis em um depósito clandestino em Osasco, sendo que hoje cedo já haviam retornado ao local, para dar continuidade ao atendimento.

Frisou que, como em muitos outros casos, além dos trabalhos voltados para a proteção do meio ambiente, também nesta ocorrência, em função de seu preparo e estrutura, incluindo equipamentos adequados, os técnicos da CETESB puderam prestar o devido apoio a outros órgãos que trabalhavam no local, como o Corpo de Bombeiros, auxiliando-os nas ações relativas à segurança da população.

Atendimentos emergenciais

De 1978 a 2004, a CETESB atendeu a um total de 5.884 ocorrências emergenciais, envolvendo principalmente produtos químicos que somaram 5.331 atendimentos, sendo 33,7% com líquidos inflamáveis, 11,4% com produtos corrosivos, 6,2% com produtos perigosos diversos e 2,7% com produtos tóxicos e infectantes, entre outros.

Do total de ocorrências, 2.202 envolveram o transporte rodoviário de produtos perigosos; 550, os postos de gasolina; 434, as atividades industriais; 322, o transporte marítimo; 168, o transporte por duto; e 56, o transporte ferroviário. De 1999, quando houve um aumento significativo de casos, até o ano passado, foram 3.050 atendimentos emergenciais, com uma média de pouco mais de 500 ocorrências atendidas por ano.

Mário Senaga
da Assessoria de Imprensa da Cetesb