Meio Ambiente: Seminário formula proposta para recuperar Ribeirão Guaratinguetá

Objetivo é recompor 15 hectares de fragmentos florestais de Mata Atlântica

ter, 30/03/2004 - 18h08 | Do Portal do Governo

Entre os objetivos do Seminário de Recuperação Florestal, realizado pela Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, no dia 17 de março, incluía-se a organização de uma agenda de trabalho para o projeto de recuperação do Ribeirão Guaratinguetá.

As discussões envolveram, além de técnicos da Fundação Florestal, representantes da Promotoria Pública, Escritório de Desenvolvimento Rural de Guaratinguetá, órgão da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado, e Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, além do patrocínio da Embaixada Britânica e apoio do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF), da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiróz, da Universidade de São Paulo.

O objetivo do Projeto Ribeirão Guaratinguetá é, inicialmente, a recomposição de 15 hectares de fragmentos florestais de Mata Atlântica, ao longo desse curso d’água, por meio de reflorestamento com espécies nativas. Esse ribeirão, afluente do Rio Paraíba do Sul, é de grande importância para o Município de Guaratinguetá, sendo responsável por 80% do abastecimento público de água dos seus 150 mil habitantes.

Os coordenadores do seminário procederam nos últimos dias à compilação das propostas apresentadas pelos participantes ao final do encontro, enfocando questão como os resultados pretendidos, a metodologia a ser aplicada, os recursos financeiros a serem levantados e a forma de acompanhamento.

Lembram, ainda, que outras sugestões podem ser encaminhadas, ainda, para o e-mail ribeiraoguaratingueta@yahoo.com.br.

  • Clique aqui para mais infprmaçoes sobre as proposta organizadas pelos coordenadores do seminário.