Meio Ambiente: Seminário discute preservação de Itupararanga

Evento será realizado nesta sexta-feira, dia 28, em Sorocaba

ter, 25/11/2003 - 18h48 | Do Portal do Governo

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Sorocaba-Médio Tietê (CBH-SMT) organizou o seminário ‘Águas de Itupararanga’, para discutir questões relativas ao gerenciamento e monitoramento da qualidade de suas águas, além da interferência de atividades agrícolas nesse manancial. O evento vai ocorrer na sexta-feira, dia 28, às 9 horas, na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), à Avenida 3 de março, 511, no bairro da Alto da Boa ista, em Sorocaba.

O objetivo é difundir a importância da proteção desse reservatório, essencial para o abastecimento da população de Sorocaba e municípios vizinhos. Os expositores convidados são representantes da
Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

O programa prevê debates sobre questões como o lançamento de
efluentes domésticos e industriais nos corpos d’água da região, a utilização de agrotóxicos e a presença de atividades minerárias na região, que comprometem a qualidade das águas do reservatório.

A Represa de Itupararanga, que está a cerca de 100 km da Capital, abrange oito municípios. Suas águas permitem usos diversos, além do abastecimento público, tais como irrigação, esporte, lazer e geração de energia. Os desmatamentos sistemáticos em decorrência da abertura de loteamentos, muitos deles clandestinos, a pesca predatória e o assoreamento provocado pela atividade de irrigação, que acaba por carrear solo para dentro do reservatório, são conseqüências da falta de planejamento do uso e ocupação dessa área de preservação.

O CBH-SMT, reunindo os diversos setores do Estado, municípios e da sociedade civil, tem se empenhado na proteção ambiental da região, visando principalmente a manutenção da qualidade dessas águas. Com essa finalidade procura envolver a comunidade, buscando a implementação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, que irá regulamentar o uso e a ocupação da área.

Da Assessoria de Imprensa do Meio Ambiente/L.S.