Meio Ambiente: Seminário aponta alternativas ao aproveitamento energético do biogás

O evento foi realizado nesta quarta-feira, dia 23

qua, 23/04/2003 - 20h42 | Do Portal do Governo

Capacitação técnica e viabilização de potenciais oportunidades de empreendimentos envolvendo o aproveitamento do biogás são alguns dos objetivos do Workshop internacional ‘Energia do Biogás’, que teve início nesta quarta-feira, dia 23, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em São Paulo.

Durante a abertura do evento, o professor José Goldemberg, Secretário Estadual do Meio Ambiente, destacou a posição de liderança e de vanguarda do Estado, na condução da questão do uso do biogás. Ele defendeu seu aproveitamento futuro na geração de energia e outros fins adequados, contribuindo para solucionar os diversos problemas ambientais provocados
pela falta de tratamento dos resíduos sólidos e efluentes líquidos.

Além disso, em sua opinião, este começo de século no mundo será caracterizado pelas guerras do petróleo, sendo bastante positivo que o Brasil ‘fique fora dessas guerras’, sob a condição de ter uma matriz energética ambientalmente limpa e renovável. ‘E sob esse aspecto, o aproveitamento do biogás se insere perfeitamente’, frisou.

Estiveram também presentes o gerente de Tecnologias de Controle Ambiental da Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos, do Ministério do Meio Ambiente, Fernando Vasconcelos de Araújo; o secretário do Ministério de Minas e Energia, Marcelo Poppe; o secretário adjunto de Estado de Energia e de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Antonio Carlos Malufe; e o presidente da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Rubens Lara.

Redução dos gases do efeito estufa

O presidente da Cetesb, Rubens Lara, entre outras coisas, lembrou que o aproveitamento energético do biogás se configura numa forma de reduzir as emissões, para a atmosfera, do metano, produzido a partir dos aterros de lixo e o tratamento anaeróbio (processo biológico sob presença insuficiente de oxigênio) de esgoto, e que se constitui num dos mais importantes gases
que provocam o efeito estufa.

O dirigente da agência ambiental também salientou a grande disposição de São Paulo na busca de uma produção mais limpa e do desenvolvimento sustentável, em que se inserem as ações em prol do estímulo ao uso do biogás.

O workshop internacional ‘Energia do Biogás’ é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e termina nesta quinta-feira, dia 24.

Secretaria do Meio Ambiente
C.A