Meio Ambiente: Secretário Goldemberg dá palestra na Alemanha

Goldemberg participará também da Internacional Conference for Renewables Energies em Bonn

qua, 07/04/2004 - 13h40 | Do Portal do Governo

A convite do presidente da República Federal da Alemanha, Johannes Rau, o secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, vai proferir uma palestra na “Semana do Meio Ambiente”, cujo tema central será “Energia para o Desenvolvimento Sustentável”, que se realizará de 2 a 5 de junho no Parque da Vila Hammerschmidt.

Em correspondência datada em 24 de março, o presidente alemão diz que o ponto central da Semana do Meio Ambiente será “a exposição com participação de 35 empreendedores, instituições e organizações, oferecendo a oportunidade de uma troca intensiva de informações e conhecimentos sobre energias renováveis”.

Segundo o presidente, o evento tem a participação da Fundação Federal Alemã para o Meio Ambiente e da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento da Renânia do Norte-Westfália, com o apoio da Agência Alemã para a Energia e da Eurosolar. Também serão realizados fóruns de discussão e conferências sobre temas variados, enfatizando que “gostaria muito de contar com a participação do senhor num desses fóruns de discussão e contar com a sua colaboração para o sucesso desse projeto”.

Na introdução da carta, Johannes Rau lembra que “desde o começo da industrialização, a humanidade explora sistematica e intensivamente, para suprir suas necessidades, o capital energético da Terra – carvão, óleo e gás”, e em conseqüência vive momentos de conflitos distributivos, que ameaçam os recursos naturais e as mudanças climáticas provocadas pelo efeito-estufa.
“Existe um vínculo estreito entre política de desenvolvimento, de um lado, e os cuidados com a energia, de outro”, prossegue. O presidente defende a utilização crescente de fontes solares, ao lado da economia de energia, para podermos criar chances de desenvolvimento para nações do terceiro mundo.

Na sua opinião, “uma política energética inteligente deve propugnar por uma sempre mais forte e crescente participação de fontes de energia renovável e visar o abastecimento duradouro e seguro, com o fim de se defenderem as bases naturais da vida, utilizando-se da mais moderna tecnologia”.

O secretário José Goldemberg responde no dia 26 de março: “Seu convite cortês para minha participação em um Fórum de Discussão durante a ‘Semana do Meio Ambiente’, que acontecerá sob o mote ‘Energia para o Desenvolvimento Sustentável’, muito me alegrou e honrou”.

E conclui: “Coincidentemente, estarei na Alemanha de 1º a 5 de junho de 2004, na verdade para a “Internacional Conference for Renewables Energies – renewables 2004 – em Bonn”.

Veja na íntegra as correspondências trocadas pelo presidente alemão Johannes Rau e o secretário José Goldemberg.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/L.S