Meio Ambiente: Secretário encontra parceiros do Projeto Pomar

Projeto recupera áreas degradadas às margens do Rio Pinheiros

sex, 12/12/2003 - 16h00 | Do Portal do Governo

Foto: José JorgeO secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, esteve reunido nesta quinta-feira, dia 11, com os parceiros do Projeto Pomar, num encontro que marcou os quatro anos dessa iniciativa para a recuperação das margens do Rio Pinheiros.

Os dezesseis parceiros, que se engajaram no projeto, foram fundamentais para o sucesso do empreendimento, considerado ousado na época do seu lançamento, em setembro de 1999.

‘Espero que os patrocinadores renovem os seus votos de parceria’, afirmou o secretário. Na opinião de Goldemberg, o Pomar é um exemplo de parceria onde todos ganham: ‘Ganha a sociedade que tem um trecho importante da sua cidade recuperado ambientalmente, ganham as empresas que investiram no projeto, com publicidade positiva e também colaborando para melhoria da qualidade de vida de seus funcionários’.

Para Helena Carrascosa, coordenadora do Pomar, ‘o projeto provou que é possível realizar um sonho, contagiando todos que participam dele’. Como exemplo, Helena cita o desempenho do funcionário Valdeir Merigui, responsável pela produção de compostos orgânicos para adubar os canteiros, que começou também a produzir pequenos vasos feitos de sucatas de latas de refrigerantes para plantar mudas.

José Antonio Moreno Galves, analista de suporte e produção da Companhia Siderúrgica Paulista (COSIPA), parceira do Pomar há 4 anos, relata que o projeto modificou a empresa em que trabalha, que, motivada pelo programa, implementou o seu projeto paisagístico, criando novas área verdes. ‘O Pomar foi levado para dentro da COSIPA’, resume José Antônio.

Já para os parceiros como a Companhia Suzano de Papel e Celulose, ‘o Pomar se tornou um modelo de recuperação de áreas degradadas, provando que o entrosamento entre a iniciativa privada e o governo é possível’, segundo Lucimara Roncolato, planejadora da companhia.

O Projeto

O Projeto Pomar foi iniciado em setembro de 1999 para promover a recuperação ambiental e paisagística das margens do Rio Pinheiros. O trabalhos foram iniciados com um diagnóstico da área e a seleção das espécies que seriam cultivadas. Outro ponto importante é a valorização da consciência de cidadania, que foi estimulada nos grupos formados pelos bolsistas das Frentes de Trabalhos do Governo do Estado.

No total, o Pomar promoveu a revitalização de 26 km nas duas margens do Rio Pinheiros. Para isso contou com o apoio dos seguintes parceiros: Cavo, CETESB, COSIPA, CPTM, Credcard, CTEEP, Deustsche Bank, Eletropaulo, EMAE, Jonnson, Manah, Microsoft, Natura, Globo, Suzano e Unip.

Outro ponto a ser destacado é a credibilidade que o projeto desfruta junto à sociedade. A sua sede, situada na Avenida Guido Calói, 551, Jardim São Luís, recebe aproximadamente 1.000 visitantes por mês e também conta com a colaboração de voluntários para o desevolvimento de diversas atividades.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/Cris Couto/ L.S.