Meio Ambiente: Secretário anuncia decreto que torna obrigatório o uso de madeira legalizada

Anúncio foi feito durante o evento 'Semana da Mata Atlântica'

seg, 30/05/2005 - 20h23 | Do Portal do Governo

O secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, participou da Semana da Mata Atlântica, encerrada no último domingo, dia 22, em Campos do Jordão, onde anunciou que o Governo do Estado deverá promulgar um decreto que tornará obrigatório o uso de madeira legalizada no Estado. Com a medida, toda madeira processada em São Paulo terá de contar com a devida documentação certificando que se trata de produto extraído de forma sustentada e com autorização de corte.

A medida foi elogiada pela ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, que também participou do encontro. A ministra disse esperar que outros Estados sigam o exemplo de São Paulo, criando um instrumento de controle para reduzir as pressões sobre as florestas, especialmente na região amazônica, evitando a exploração predatória.

O secretário fez, ainda, a entrega de um exemplar do livro “Inventário Florestal da Vegetação Natural do Estado de São Paulo”, à ministra do Meio Ambiente. A publicação foi elaborada por técnicos do Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, mostrando a situação da cobertura vegetal no Estado, contendo informações fundamentais para a formulação de uma política ambiental.

O inventário contém dados precisos sobre a fragmentação que a cobertura vegetal sofreu nos 505 anos de ocupação do território paulista, com uma área remanescente de 3.457.301 hectares, abrangendo todas as fitofisionomias, que corresponde a 13,94% da superfície do Estado. Mas a boa notícia é de que a área remanescente atual é superior à do levantamento anterior. Segundo os técnicos houve um acréscimo de 126.557 hectares, que correspondem a 3,8%, em relação aos 3.330.744 hectares de cobertura vegetal registrados no estudo anterior, realizado no período de 1990-1992.