Meio Ambiente: Secretarias definem proteção da APA da Mata do Iguatemi

Área de preservação fica na zona leste da Capital

qui, 13/05/2004 - 18h47 | Do Portal do Governo

A Área de Preservação Ambiental (APA) da Mata do Iguatemi e o seu entorno, onde se localizam os conjuntos habitacionais Guaianases A e B, na zona leste da Capital, serão alvo de ações para a melhoria da qualidade ambiental e urbana oferecendo melhor qualidade de vida para a população residente na região.

Com esse objetivo, os secretários estaduais do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, e da Habitação, Barjas Negri, se reuniram nesta quarta-feira, dia 12, para definir as ações de recuperação socioambiental das áreas verdes e das áreas livres e, também, para a elaboração e implementação de um plano de manejo dessa APA.

No encontro, que se realizou no gabinete da Secretaria do Meio Ambiente, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica e Institucional, que prevê ações para a qualificação e regulamentação da APA, criada pela Lei Estadual nº 8.284, de 2 de abril de 1993, com área de 30 mil m², que se limita ao norte e ao sul com áreas da Companhia de Desenvolvimento Urbano e Habitacional(CDHU), órgão vinculado à Secretaria da Habitação e presidido pelo próprio secretário Barjas Negri.

Com a criação da APA foi estabelecida uma zona de vida silvestre abrangendo todos os remanescentes da flora original, constituída por espécies típicas de Mata Atlântica. Nessa área ainda se encontram espécies da fauna silvestre que encontrarão condições mais adequadas de sobrevivência.

A APA promove restrições à implantação de atividades poluidoras, que possam afetar os mananciais de água, o solo e o ar, bem como de obras de terraplenagem e movimentação de terra que possam alterar as condições ecológicas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/L.S.