Meio Ambiente: Secretaria treina voluntários para combater fogo em matas

Objetivo é conscientizar a comunidade e reduzir o índice de queimadas

dom, 11/05/2003 - 17h29 | Do Portal do Governo

O Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN), da Secretaria do Meio Ambiente, realiza todos os anos a Operação Mata-fogo. É uma série de ações no campo da educação ambiental e treinamento de voluntários para combater fogo em matas. No ano passado, foram registrados 5.409 focos de incêndio no Estado de São Paulo, com aumento de 21,3% em relação ao ano anterior, queimando 7.709,72 hectares de matas e pastagens, acarretando graves prejuízos ao meio ambiente.

No outono, a situação é mais preocupante por ser a estação mais seca do ano. A falta de chuvas deixa o ambiente propício à ocorrência de fogo. Qualquer ponta de cigarro jogada na beira da estrada pode ser fatal. Existem ainda os perigos dos balões, principalmente em junho, quando eles caem nas matas, e também a prática de queimada para a limpeza de pastos.

Conscientização

O DEPRN mapeia focos de incêndio, desenvolvendo campanhas para conscientização da comunidade e realizando treinamento de voluntários para as brigadas, preparando-os para combater fogo em matas. O trabalho foi aprimorado ao longo dos anos, mas, conforme a coordenadora da Operação Mata-Fogo, Marília Aún, a atuação ainda não atingiu o grau de eficiência desejado.

Os cursos deste ano foram iniciados com instrutores do Corpo de Bombeiros. Eles mostraram a propagação do fogo, direção dos ventos, utilização de ferramentas e equipamentos de proteção. No final de abril, 40 alunos participaram do primeiro dia do curso de Combate a Incêndios Florestais, realizado no Parque Estadual do Jaraguá, zona oeste da capital.

O grupo de voluntários era composto por estudantes de turismo e biologia, funcionários de empresas de ecoturismo e esportes radicais, da Defesa Civil e da federação de montanhismo, além de monitores ambientais e guarda-parques voluntários, formados pelo Senac.

Primeiros socorros

Na aula prática, os alunos aplicaram os conhecimentos de primeiros socorros simulando acidentes em que as vítimas foram imobilizadas e transportadas de forma segura. Divididos em cinco equipes, partiram por uma trilha até o local onde foi realizado o treinamento prático de combate ao fogo.

A primeira ação foi abrir aceiros (faixas de terra), com cerca de 4 metros de largura, sem vegetação, para evitar propagação das chamas. Após esse trabalho, iniciaram a Operação Mata-fogo. Com maçarico, o sargento Bonifácio, ateou fogo no matagal e as equipes debelaram as chamas. Utilizaram facões, foices, enxadas, rastelos, bombas d’água costais (com capacidade para 20 litros) e equipamento feito com tiras de lona de mangueira de hidrante, para abafar o fogo, chamado ‘vassoura de bruxa’.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da SMA