Meio Ambiente: Secretaria promove seminário sobre os 20 anos de políticas públicas no setor

Evento gratuito será no dia 13

qui, 13/11/2003 - 8h03 | Do Portal do Governo

A Educação Ambiental como política pública é uma prática que contabiliza apenas 20 anos, iniciada em 1983 com o desenvolvimento de ações de conscientização e organização da sociedade, em relação aos problemas de poluição decorrentes de atividades industriais, expansão dos núcleos urbanos e ocupação desordenada do solo.

Para promover uma reflexão sobre as ações governamentais na área, a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) vai realizar, no dia 13 de novembro, das 8h30 às 18 horas, o seminário ‘Educação Ambiental: 20 Anos de Políticas Públicas’, no Parlamento Latinoamericano – Parlatino, à Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, na Barra Funda, em São Paulo.

As inscrições, gratuitas, e podem ser feitas no próprio local do evento. Mais informações pelos telefones 11-3030-6378 / 7076 / 6379.

O evento, que consistirá de palestras e debates sobre as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelos órgãos da SMA, atendendo à demanda gerada pela crescente conscientização da sociedade acerca de questões relacionadas ao meio ambiente.

O programa do seminário prevê, ainda, o lançamento dos livros ‘Educação Ambiental: 20 anos de políticas públicas’ e ‘O que se pensa. O que se faz.’, que discutem as atividades desenvolvidas no âmbito da SMA no período, com relatos e descrição de projetos. Os livros serão disponibilizados também no site www.ambiente.sp.gov.br, para consulta e ‘down load’ dos interessados.

Programa

O seminário ‘Educação ambiental: 20 anos de políticas públicas’ tem a seguinte programação:

8h30 horas. Inscrições

9 horas – Módulo I – O que se pensa, o que se faz.

– Apresentação das atividades de educação ambiental realizadas pelos órgãos estaduais de meio ambiente, com o engenheiro João Antonio Fusaro, diretor da Coordenadoria de Licenciamento Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais – CPRN; publicitária Vera Lucia Cezaretto, da CETESB; engenheiro agrônomo Dacio Roberto Mateus, diretor técnico do Instituto de Botânica; e geóloga Sonia Aparecida Abissi Nogueira, diretora do Instituto Geológico.

– Apresentação das atividades de educação ambiental realizadas pelos órgãos estaduais de meio ambiente, com a engenheira florestal Antonia Pereira de Avila Vio, diretora da Fundação Florestal; bióloga Maria de Jesus Robim, do Instituto Florestal; coronel João Leonardo Mele, comandante da Polícia Militar Ambiental; e advogada Lúcia Bastos Ribeiro de Sena, diretora da Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental.

14h30 – Módulo II – Educação ambiental – memória e história

Primeira mesa – 20 anos de políticas públicas de educação ambiental, com os ex-coordenadores da área da Educação Ambiental da SMA: Fredmar Correa, Laura Tétti, Germano Seara Filho, Reginaldo Forti, José Flávio de Oliveira e Zuleica Maria de Lisboa Perez, além da atual responsável pela área Lúcia Bastos Ribeiro de Sena.

16h35 – Segunda mesa – educação ambiental e políticas públicas, com os professsores-doutores Genebaldo Freire Dias, Marcos Sorrentino, Myriam Krasilchik e Fabio Alberti Cascino.

18 horas – Lançamento das publicações.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

C.C.