Meio Ambiente: Secretaria promove ciclo de palestras sobre educação ambiental

Cursos serão realizados de 8 de agosto a 26 de setembro

qui, 07/08/2003 - 14h06 | Do Portal do Governo

O Departamento de Educação Ambiental (DEA) e o Programa Estadual de Apoio às Ong’s (Proaong), pertencentes à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, promovem um ciclo de cursos de educação ambiental, a partir deste mês. As palestras são direcionadas a representantes de entidades ambientalistas, professores e outros interessados. Informar e orientar aqueles que queiram constituir uma cooperativa de trabalho, mostrar como podem ser organizadas as bases teóricas para a gestão compartilhada dos resíduos sólidos, com ênfase na inclusão social, são objetivos do ciclo de palestras.

O primeiro evento será realizado no dia 8, das 8h30 às 12 horas, com o tema “Os desafios da sustentabilidade da coleta seletiva: as cooperativas de catadores”, no Auditório Augusto Ruschi – Avenida Professor Frederico Hermann Júnior, 345, Alto de Pinheiros, em São Paulo. As palestrantes são a socióloga Terezinha Cleide de Oliveira, consultora na área de cooperativismo em prefeituras e entidades públicas e privadas, e a psicóloga Gina Rizpah Besen, consultora ambiental e docente do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade de Educação Ambiental do SENAC.

Programação

O programa aborda assuntos como história, conceitos e princípios doutrinários do cooperativismo; a lei cooperativista e o novo Código Civil; o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo como agente na educação cooperativista; o modelo de estatuto social e a experiência da Cooperativa de Catadores de Embu das Artes; e os desafios e resultados de iniciativas municipais de coleta seletiva de lixo em parceria com cooperativas de catadores.

Programação

– ‘Água: uso e reuso’ – 22 de agosto, das 8h30 às 12 horas
– ‘Brasil sustentável e democrático’ – 29 de agosto, período integral
– ‘Gestão Federal dos Recursos Hídricos – A questão da cobrança nas Bacias do Piracicaba e Paraíba’ – 12 de setembro, das 8h30 às 12 horas
– ‘Produção mais limpa’ – 26 de setembro, das 8h30 às 12 horas.

Todos os cursos, gratuitos, serão ministrados no Auditório Augusto Ruschi. Há 210 vagas disponíveis e as inscrições poderão ser feitas pessoalmente, no horário de realização do evento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (0xx11) 3030-6659.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente