Meio Ambiente: Secretaria oferece cursos gratuitos na área de educação ambiental

Bióloga do Instituto de Botânica abordou a história dos jardins botânicos

seg, 13/10/2003 - 14h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente realizou no último dia 10, no auditório Augusto Ruschi, a palestra “Jardins Botânicos e Educação Ambiental”. O encontro, dirigido a representantes de entidades ambientalistas, professores e público em geral, faz parte do ciclo de cursos gratuitos de Educação Ambiental, organizado pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLEA) e pelo Programa Estadual de Apoio às ONGs(PROAONG).

A explanação foi da bióloga e pedagoga, mestre em manejo de recursos pela UNESP e pesquisadora em educação ambiental do Instituto de Botânica de São Paulo, Tânia Maria Cerati, que abordou a historia dos jardins botânicos e sua competência no decorrer dos séculos, observando que a primeira unidade foi construída em 285 a.C, na cidade de Atenas, denominada Jardim de Teofrasto.

“Ao longo dos tempos, os jardins botânicos tiveram suas funções readaptadas. Foram importantes no ramo medicinal, na introdução e captação de plantas e hoje são instrumentos para pesquisa cientifica e educação ambiental”, disse.

Os jardins botânicos são aliados na conservação da biodiversidade do planeta. Para Tânia Maria Cerati, esse trabalho deve ser realizado em parceria com a comunidade. “Num primeiro momento as pessoas devem aprender a importância da conservação de espécies e depois se transformarem em colaboradoras nesse processo de preservação ambiental”.

O mundo cientifico reconhece a importância dessas unidades, tanto que existem aproximadamente 1.600 jardins distribuídos nos cinco continentes, com 33 situados no Brasil e 9 em nosso Estado.

O Jardim Botânico de São Paulo, com 360 mil m2, é considerado uma das mais importantes áreas verdes da capital paulista, com vegetação natural da Mata Atlântica e nascentes do Riacho do Ipiranga. Nele a pesquisa é valorizada, com a conservação de espécies nativas e de fora do local de origem, com ênfase no trabalho de preservação da biodiversidade. A educação ambiental também é enfatizada em todos os programas e pesquisas realizados.

Próximos Cursos

Os próximos cursos do ciclo, que acontecerão durante o mês de outubro são: Ética e Educação Ambiental, no dia 20, e Eco – Comunidade, no dia 31. Todos os encontros serão no Auditório Augusto Ruschi, situado à Avenida Frederico Hermann Júnior, 345, Alto de Pinheiros, das 8,30 às 12,00 horas. Mais informações pelos telefones (11) 3030-6660, 3030-7048, 3030-7076 e 3030-6377.

Cris Couto/Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/L.S