Meio Ambiente: Secretaria oferece curso de jardinagem

Objetivo é a reinserção de desempregados no mercado de trabalho

ter, 23/03/2004 - 21h14 | Do Portal do Governo

O Projeto Jardim-Escola, anunciado pela primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, na comemoração dos 75 anos do Jardim Botânico em dezembro passado, está pronto para sair do papel. A primeira turma de 30 alunos deve começar o curso no final do mês de abril e, ainda este ano, uma segunda turma será organizada pelo Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado.

O principal objetivo do Jardim-Escola é a capacitação de pessoas desempregadas, buscando a sua reinserção no mercado de trabalho.

Nos próximos anos, deverão ser formadas quatro turmas
por período.

O curso será dividido em dois módulos. O primeiro, classificado como ‘conceitual’, com um total de 80 horas e duração de duas semanas, e o segundo módulo, de treinamento prático, com 400 horas previstas para serem administradas em 10 semanas. Serão oito horas de aulas por dia e acontecerão nas instalações do Jardim Botânico, onde os alunos poderão assistir, também, a demonstrações práticas de utilização de equipamentos para jardinagem.

A proposta do curso é oferecer capacitação técnica para formação de mão-de-obra especializada na área de jardinagem e horticultura e preparar os alunos para o mercado de trabalho, tanto na área comercial como na prestação de serviços. Para isso, o curso incluirá noções de mercado, para a elaboração de planilhas de custos e orçamentos, e legislação trabalhista. O alunos receberão, além da formação, o material necessário e ajuda de custo.

As aulas serão ministradas por técnicos do próprio Jardim Botânico, profissionais convidados e especialistas em assuntos específicos que serão abordados ao longo do curso. O programa inclui noções de ecologia, botânica e paisagismo. Contempla ainda o estudo do solo, adubação, técnicas de propagação de sementes, construção de sementeiras, viveiros e estufas, confecção de vasos, métodos de controle de pragas, ferramentas e implementos agrícolas.

Parcerias

O projeto deverá ser desenvolvido em parceria com a iniciativa privada, segundo os termos do comunicado publicado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado em dezembro de 2003, estabelecendo como as empresas interessadas poderão participar na divulgação, organização e execução do programa.

Para o diretor do Jardim Botânico, Dácio Matheus, a atividade é justificada pela própria função da instituição, que inclui a educação para a conservação da biodiversidade e contribui para a interação do órgão público com a comunidade. Segundo Matheus, esta questão é particularmente importante no caso de unidades de conservação localizadas em áreas de grande pressão urbana, como é o caso do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, conhecido como ‘Parque do Estado’, onde está localizado o Jardim Botânico. O diretor lembra que no entorno estão localizadas 38 favelas, o que reflete o nível de exclusão social a que está submetida aquela população.

‘Os projetos, que vão além dos muros da instituição, não são apenas uma tentativa de reinserção das pessoas, mas também uma estratégia de sobrevivência do próprio parque, na medida em que a população toma conhecimento da importância de nossa atividade e passa a entender a necessidade de preservação e conservação de áreas verdes como estas’.