Meio Ambiente: Secretaria lança Operação Mata-Fogo 2003 para evitar incêndios florestais

Mobilização contará com unidades do Corpo de Bombeiros, Instituto Florestal e Polícia Ambiental

ter, 27/05/2003 - 12h03 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente


A partir de 1º de junho, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente desencadeará a Operação Mata-Fogo 2003, com duração prevista até o dia 31 de outubro.

A operação é realizada há 14 anos, nos meses de outono e inverno, quando a falta de chuvas deixa o ambiente propício à ocorrência de incêndios, provocados por pontas de cigarros acesas lançadas à beira de estradas, balões que caem nas matas ou queimadas para limpeza de pastos.

Para evitar esses episódios críticos para a vegetação nativa do Estado, o Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, mapeia os focos de incêndios, desenvolve cursos para conscientizar a comunidade e, principalmente, realiza o treinamento de voluntários que servirão nas brigadas de incêndio, preparando-os para o combate ao fogo em matas.

Para Marília Vazquez Aun, Coordenadora da Operação Mata – Fogo, “essa ação é fundamental à preservação de nossas matas nativas e tem um apelo de conscientização da comunidade muito forte, pois alerta para um problema que altera o equilíbrio ambiental.”

A operação 2003, contará com 248 unidades do Corpo de Bombeiros, que poderão ser acionadas pela população de todo o Estado, 24 horas por dia, pelos telefones 0800 113560, do Centro de Controle de Emergência da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, ou pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiros. Essas denúncias são fundamentais, pois aceleram o atendimento aos focos de incêndios, evitando, muitas vezes, uma perda total da cobertura vegetal.

As 89 unidades do Instituto Florestal também estarão integradas à operação, através de equipes de plantão, que estarão prontas para combater o fogo e acionar rapidamente a unidade do corpo de bombeiros mais próxima. Outro trabalho importante desenvolvido pelos guardas – parques é a conscientização dos visitantes quanto à importância da preservação de nossas florestas.

A Polícia Ambiental, com suas 120 unidades distribuídas no Estado, coordenará a fiscalização e a autuação dos infratores, auxiliando o combate direto aos focos de incêndio e no trabalho preventivo junto à comunidade.

O Rádio Patrulhamento Aéreo, equipado com helicópteros, será acionado pelos especialistas em combate aos incêndios florestais para reconhecimento das áreas atingidas. Essas informações serão repassadas para as equipes de terra. Já as Comissões Municipais de Defesa Civil – COMDEC, ao todo 496 no Estado, apoiarão na coordenação das ações de infra-estrutura e de recursos materiais.

No ano passado, foram registrados 5.409 focos de incêndios, com um aumento de 21,3% em relação ao ano anterior, destruindo 7.709,72 hectares de matas e pastagens, com graves prejuízos ao meio ambiente. Esses números aumentam a responsabilidade da operação, que tem como meta reduzir essas estatísticas.

A Operação Mata–Fogo 2003 será uma parceria entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado.

(LRK)