Meio Ambiente: Secretaria lança o Projeto Mantiqueira

Será neste final de semana nas cidades de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí

qua, 02/07/2003 - 20h45 | Do Portal do Governo

No próximo final de semana, dias 5 e 6, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA) irá lançar o Projeto Mantiqueira – Educação Ambiental nas cidades de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucai.

O objetivo do evento é alertar o turista, que visita esses municípios durante o inverno, sobre a necessidade de preservação das áreas de proteção ambiental.

O Projeto Mantiqueira – Educação Ambiental, organizado pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA, com o apoio das prefeituras, se estenderá por todo o mês de julho, difundindo principalmente o conceito de Área de Proteção Ambiental – APA, que é considerada uma unidade de conservação que objetiva proteger os recursos naturais, conciliando o equilíbrio ambiental com o desenvolvimento econômico.

Para marcar o início do projeto serão inaugurados, no dia 5 de julho, três painéis que terão como ilustração a APA da Serra da Mantiqueira, que foi criada pelo Decreto Federal número 91.304, de 3 de junho de 1985, e abrange 25 municípios nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O primeiro painel será instalado na Praça João de Sá, em Capivari, em Campos do Jordão, às 11 horas; o segundo na Praça do Artesão, em Santo Antônio do Pinhal, às 14 horas; e o terceiro em frente à igreja de Santo Antônio, em São Bento do Sapucaí, às 16 horas.

No dia 6 de julho, às 11 horas, um quarto painel será inaugurado ao lado do futuro Centro de Educação Ambiental, no Parque Estadual de Campos do Jordão (Horto Florestal). O projeto contará ao todo com sete painéis que explicarão detalhadamente, de forma didática, o conceito de APA e a importância da luta pela sua preservação.

Diversas outras atividades estão previstas nos três municípios durante todo o mês de julho. Entre elas, teremos oficinas de reciclagem de papel, exibição de peças teatrais e vídeos ambientais, turismo ecológico, desfiles de roupas confeccionadas em material reciclável e o evento ‘Música na Mantiqueira’.

Além de exibir nas ruas das cidades participantes cartazes com noções de educação ambiental, a SMA confeccionou para a temporada jogos americanos, pequenas toalhas de mesa, que serão utilizados em bares, hotéis, lanchonetes e restaurantes, com informações sobre a vegetação local informando o turista sobre conceitos ambientais e formas para sua preservação.

Para mais informações sobre a programação do mês e em qual cidade e horário os eventos serão realizados, ligar para a CPLEA no telefone (11) 3030-6893; ou para Alexandre, fone (12)262-3526, e Yara, fone (12) 263-3762, em Campos do Jordão; Waldívia, fone (12)266-1122, em Santo Antônio do Pinhal; e Márcia, fone (12)3971-2453, em São Bento do Sapucaí.

Serra da Mantiqueira

Os municípios de Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí estão localizados na Serra da Mantiqueira, ostentando um extenso patrimônio ambiental. A região é rica em beleza natural, como rios, campos e montanhas.

Alguns pontos turísticos são famosos como a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucai, com 1.950 metros de altura, e o Pico do Agudo, em Santo Antônio do Pinhal, com 1.700 metros, que proporcionam ao visitante uma paisagem deslumbrante e rica em vegetação típica de Mata Atlântica.

A fauna da região é composta por espécies raras como o macaco prego, cateto, onça suçuarama, queixada e coruja, entre outras, que reforçam a importância da proteção ambiental por todos que desfrutam desses cenários privilegiados.

Secretaria do Meio Ambiente
C.A