Meio Ambiente: Secretaria lança Campanha Verão Limpo 2005

Será neste domingo, dia 2

qua, 29/12/2004 - 17h38 | Do Portal do Governo

Será lançado neste domingo, dia 2, às 11 horas, a Campanha Verão Limpo 2005, cujo objetivo é promover a integração, conscientização e participação da população no uso adequado dos recursos ambientais litorâneos. O evento, que se realizará na Praia do Gonzaga, junto ao Posto 3, em Santos, é uma atividade que a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA) e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) realizam há 17 anos na temporada de verão, em todos os municípios do litoral paulista.

O Verão Limpo 2005 é patrocinado pelo Governo do Estado e Comgás, com o apoio da Porto Seguro Seguros, Ecovias, Dersa, DER, Artesp e Polícia Ambiental. O objetivo da campanha, com término previsto para o dia 6 de fevereiro, em Mongaguá, é sensibilizar os 2,5 milhões de moradores que residem na faixa litorânea paulista, além dos veranistas, uma população flutuante que chega a 6 milhões de pessoas, para manter limpas as praias, praças e rodovias de acesso ao litoral, e incentivar a prática de hábitos saudáveis no contato com a natureza.

As atividades serão desenvolvidas sempre nos finais de semana, no horário das 9h às 17 horas, numa tenda armada na praia, onde acontecerão atividades educativas de caráter ambiental como teatro de bonecos, oficinas com materiais recicláveis, atividades circenses lúdicas e apresentação de histórias infantis, brincadeiras de quintal, como amarelinha na praia, queimada e esconde-esconde, palestras interativas, incluindo orientações de nutricionista sobre sucos, com reaproveitamento, por exemplo, de cascas de laranja e ramas de cenouras.

Os veranistas receberão também informações variadas sobre meio ambiente, ‘sendo estimulados a participar e assumir sua responsabilidade na proteção da natureza, que pertence e deve ser preservado por todos’, observa o presidente da Cetesb, Rubens Lara, que também anuncia uma novidade para este ano: o serviço, oferecido pela Polícia Ambiental, de recebimento de denúncias sobre qualquer tipo de degradação ambiental.

Monitores estarão distribuindo sacolinhas para lixo e cartilha informativa sobre a balneabilidade das praias, aos banhistas. Ao todo, serão distribuídos 100 mil sacolinhas, 20 mil cartilhas, 10 mil tapassóis para carro, 1.100 camisetas e 1.100 bonés. Além disso, faixas e ‘banners’ serão fixados em pontos estratégicos, como rodovias, balsas e nas próprias praias.

Os municípios envolvidos são: Santos, Ilha Comprida, Ilhabela, Guarujá, Caraguatatuba e Mongaguá, que apoiam a campanha.

Confira o roteiro das atividades da Campanha Verão Limpo 2005:

– 2 de janeiro – Santos (Praia do Gonzaga, defronte ao Posto 3);
– 8 e 9 de janeiro – Ilha Comprida (Praia do Boqueirão);
– 15 e 16 de janeiro – Ilhabela (Praias do Perequê e Curral);
– 22 e 23 de janeiro – Guarujá (Praia do Guaiúba);
– 29 e 30 de janeiro – Caraguatatuba (Praia de Aruã);
– 5 e 6 de fevereiro – Mongaguá (Praia do Centro – Praça Dudu Samba).

Ainda junto à tenda, haverá a exposição do Laboratório Móvel de Monitoramento da Qualidade da Água, da Cetesb, e exposição de animais empalhados, com espécies em extinção, da Polícia Ambiental do Estado.