Meio Ambiente: Secretaria inaugura viveiro de mudas no Parque Ecológico do Guarapiranga

Evento será realizado no próximo domingo, 8 de fevereiro

qua, 04/02/2004 - 12h19 | Do Portal do Governo

No próximo domingo, 8 de fevereiro, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente inaugura o Viveiro de Mudas do Parque Ecológico do Guarapiranga, na zona sul da Capital. Na oportunidade, também será assinada a mensagem para o encaminhamento de Projeto de Lei Específica para a Área de Proteção e Recuperação da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga, elaborado no âmbito do Subcomitê de Bacia do Cotia-Guarapiranga, envolvendo representantes do Estado, prefeituras e sociedade civil.

O Parque Ecológico do Guarapiranga, administrado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, foi inaugurado em 1999, para preservar a qualidade da água do reservatório, promover a preservação e a proteção da fauna e flora no entorno, além de proporcionar atividades de cunho cultural, ambiental e recreativo aos moradores da região.

O parque dispõe de 250,30 hectares de extensão, ocupando 7% dos 28 km no entorno da Represa do Guarapiranga, constituindo uma proteção contra invasões e ocupações irregulares. A represa foi construída entre 1906 e 1908 para regularizar a vazão do Rio Tietê, e responde pelo abastecimento de cerca de três milhões de pessoas da zona sul da Capital e Taboão da Serra.

Além de atrativos como o Infocentro, a Brinquedoteca, Museu do Lixo e dos programas de educação ambiental, o parque dispõe de várias trilhas ecológicas que percorrem longos trechos de vegetação de Mata Atlântica. Há ainda um grande espaço reservado para a prática de esportes e recreação, com playground, duas quadras de vôlei em areia, dois campos de futebol, uma quadra de futebol de salão e outra poliesportiva

Da Secretaria de Estado do Meio Ambiente

(LRK)