Meio Ambiente: Secretaria encerra atividades do Projeto Mantiqueira

Objetivo nas férias foi conscientizar turista da importância ambiental

sex, 25/07/2003 - 19h52 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente encerra neste fim de semana, dias 26 e 27, as atividades do Projeto Mantiqueira – Educação Ambiental nas cidades de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal.

Organizado para o período de férias de inverno nessas localidades, o programa teve o objetivo educacional de conscientizar o turista sobre a questão ambiental.

Em Campos do Jordão serão oferecidas oficinas de Confecção de Herbário e de Reciclagem de Papel, no Espaço Cultural do Horto Florestal, além da exibição de um Teatro Ambiental, ao ar livre.

Em São Bento do Sapucaí, o turista poderá assistir a uma exibição de vídeos ecológicos na Rodoviária Municipal, um teatro de fantoches na EMEF Coronel Ribeiro da Luz ou ainda participar de uma passeata ecológica.

Um mês de intensa atividade ambiental

O Projeto Mantiqueira – Educação Ambiental, foi organizado pela Secretaria do Meio Ambiente, e durante o mês de julho proporcionou aos visitantes das cidades serranas, atividades ligadas à questão ambiental.

O grupo “Musica na Mantiqueira”, composto por violão, flauta, percussão e vocal, interpretou um repertório de música popular brasileira com temática ambiental. Sucessos como Planeta Água, de Guilherme Arantes, e Vendedor de Bananas, de Jorge Ben Jor, descontraíram os presentes e induziram a uma reflexão sobre as necessidades do nosso planeta.

O teatro ambiental interativo, “Um dia de Lata”, teve como tema a coleta seletiva, redução, reutilização e reciclagem de lixo. Adultos e crianças se envolveram com a estória e tiveram a oportunidade de compreender como a comunidade pode ser um agente importante no controle dos resíduos domésticos.

Já na oficina de reciclagem de papel, foi ensinado ao turista como reaproveitar o papel descartado utilizando uma receita de reciclagem artesanal. A técnica transformou o lixo em caixas, envelopes e impressos. A reciclagem caseira é divertida e educativa e uma maneira de incentivar o processo de reciclagem em larga escala.

Mais informações: Campos do Jordão (12) 262.3526 ou (12) 263.3762; Santo Antônio do Pinhal (12) 266.1122 e em São Bento do Sapucaí (12) 3971.2453.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente
Cris Couto/ L.S.