Meio Ambiente: Secretaria do Meio Ambiente lança o livro ‘O Rio Pinheiros’

Será nesta terça-feira, dia 17, na Capital

ter, 17/12/2002 - 13h59 | Do Portal do Governo

Paralelamente às obras de despoluição da bacia hidrográfica do Alto Tietê, a Secretaria do Meio Ambiente vem implementando através do Projeto Pomar, um conjunto de medidas destinadas a devolver à capital paulista a beleza de um ecossistema fluvial completo, que com sua vegetação ribeirinha ou ciliar em breve passará a constar dos cartões-postais da Capital.

Antecipando-se a isso, a população de São Paulo ganha agora ‘O Rio Pinheiros’, publicação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), com apoio da iniciativa privada, em cujas páginas de papel reciclado está escrita a história deste rio que teve o seu curso invertido através do bombeamento de suas águas para a represa Billings e daí para a usina hidrelétrica construída no sopé da Serra do Mar em Cubatão, livrar São Paulo da escuridão, na década de 20 do século passado.

O coquetel de lançamento do ‘O Rio Pinheiros’ será hoje às 17 horas, no Hotel Meliá Office Park, na Capital.

Por meio de pesquisa histórica e relatos de pessoas que viveram algumas das transformações do Pinheiros ao longo das décadas, o livro registra a história do rio desde os primórdios da colonização até este exato momento, quando é iniciada a despoluição de suas águas e a revitalização e arborização de suas margens, através do Projeto Pomar.

Aborda questões e curiosidades como as do nome do rio, sua grande importância no início do século, a posterior mudança de curso, passando pelo crescimento das atividades industriais e da ocupação humana em suas redondezas, que nas últimas décadas acabaram transformando-o em um verdadeiro esgoto ao céu aberto.

Um levantamento fotográfico inédito mostra como viviam os quatro mil operários contratados pela empresa canadense Light para a construção deste complexo hidrelétrico que reverteu os rios do planalto de Piratininga para gerar eletricidade 700 metros abaixo, na Baixada Santista.

Com diversas ilustrações, o ‘O Rio Pinheiros’ acaba por configurar-se em referência obrigatória desta importante parte da história de São Paulo. A iniciativa de publicá-lo contou com a produção executiva da Pró Cultura, o patrocínio da EMAE, da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Energia, e da Petrobras, Manah e CornProducts, e o apoio da Reciclato Suzano e do hotel Meliá.

Data: Terça-feira, dia 17 de dezembro de 2002
Horário: 17 horas
Local: Hotel Meliá Office Park – Rua Verbo Divino, 1.323 – São Paulo – SP