Meio Ambiente: Secretaria discute intercâmbio na área ambiental com o governo basco

Encontro aberto à população ocorre nesta quarta-feira, dia 5

seg, 03/11/2003 - 16h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente(SMA)e a Secretaria de Ordenação do Território e Meio Ambiente do Governo Basco realizam nesta quarta-feira, dia 5, às 14 horas, o Workshop Tecnologias de Gestão Ambiental no País Basco para tratar de questões como cooperação para desenvolvimento sustentável, discussões sobre soluções ambientais avançadas e sistemas de tratamento e gestão de solos contaminados.

O encontro, que será aberto pelo secretário do Meio Ambiente paulista, professor José Goldemberg, e secretário de Ordenação do Território e Meio Ambiente basco, Sabin Intxaurraga, irá se realizar no Auditório Augusto Ruschi, à Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto dos Pinheiros, em São Paulo. As inscrições, gratuitas, com vagas limitadas poderão ser feitas pelos telefones (11) 3030.6378 e 3030.7076 ou fax (11)3030.6379.

A visita da delegação do governo basco, chefiada pelo presidente Juan José Ibarretxe Markuartu, faz parte de um programa de cooperação bilateral, no âmbito da Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável, criada durante a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável ocorrida em Johannesburgo, em agosto de 2002, formalizada na 2ª Conferência da Rede de Governos Regionais, realizada em San Sebástian, na Espanha, em março passado.

A iniciativa para a celebração do Protocolo de Intenções entre o Estado de São Paulo e o País Basco surgiu durante essa conferência. A assinatura desse protocolo deverá ocorrer na próxima quinta-feira, dia 6, às 11 horas, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin e o presidente basco Juan José Ibarretxe Markuartu.

Programa

O programa do Workshop Tecnologias de Gestão Ambiental Avançada no País Basco, no dia 5 de novembro, é o seguinte:

14h00 – Inscrições
14h30 – Abertura – Prof. José Goldemberg, Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Sabin Intxaurraga, Secretário de Ordenação do Território e Meio Ambiente do Governo Basco, Rubens Lara, Presidente da Cetesb, e José Luis Aurrecoechea, Diretor Geral do IHOBE.

Colaboração para o Desenvolvimento Sustentável

15h00 – Cooperação Ambiental Empresa Administração – Javier Caño – Presidente da Asociación Cluster de Industrias del Medio Ambiente de Euskadi, ACLIMA.
15h20 – Oportunidades para a Oferta de Bens e Serviços Meioambientais em São Paulo, Fernando Rei – Diretor de Controle de Poluição Ambiental, CETESB.

Soluções Ambientais Avançadas

15h40 – Experiências Práticas em Gestão Ambiental Avançada.
– Planificação da regeneração ambiental, José Miguel Bañales – Gerente da BEEX
– Produção Limpa e Minimização. A Experiência Basca, Rafael Sagarduy – Diretor de Meio Ambiente da IDOM.
16h20 – Coffe-break
16h35 – Tratamento e Gestão de Solos Contaminados.
– Valorização Energética de Resíduos, Nicolás Gaminde – Diretor Geral da CEMENTOS LEMONA.
– Biorremediação de Solos Contaminados / Prevenção da Contaminação em Solos Agroflorestais, José Miguel Bañales – Gerente da BEEX.
– Células de Segurança de Solos Contaminados com Resíduos Perigosos, Rafael Sagarduy – Diretor de Meio Ambiente da IDOM.
17h20 – Inovação Tecnológica no País Basco: Contribuições na Área Meioambiental, José Maria Goenaga – Diretor Centro Tecnológico GAIKER.
17h40 – Debate
18h00 – Encerramento

Durante o evento será distribuído o catálogo das empresas bascas que intergram a delegação.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/ L.S.