Meio Ambiente: São Paulo terá novas unidades de conservação ambiental

Objetivo é proteger a fauna e a flora e promover a gestão sustentável dos recursos naturais

qui, 19/09/2002 - 12h19 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo está ampliando e criando novas unidades de conservação ambiental. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 18, em Rio Claro, pelo secretário estadual do Meio Ambiente, José Goldemberg. Ele participou da abertura do Seminário ‘100 Anos da Festa das Árvores no Brasil: Balanço e Perspectivas da Atividade Florestal – Ecos da Rio+10’, na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, em Rio Claro.

Numa área de 7.720 hectares, no Pontal do Paranapanema, foi criado o Parque Estadual do Rio do Peixe, como compensação ambiental pela construção da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta, pela CESP.

As estações experimentais de Assis, com 2.816 hectares, e de Pederneiras, com 1.941 hectares, foram transformadas em Florestas Estaduais, adequando-se à lei que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Isto permitirá o reconhecimento nacional e internacional dessas áreas e facilitará a obtenção de recursos para projetos de pesquisa, além de possibilitar a criação de respectivos conselhos consultivos, viabilizando uma gestão sustentável dos recursos naturais do Estado.

Outros dois decretos determinaram a ampliação de duas Estações Ecológicas: a de Jataí, que ganhou 4.000 hectares perfazendo um total de mais de 9.000 hectares, e a de Assis, que incorporou mais 500 hectares, passando a a ter 1.760 hectares. Esta última medida aumenta a proteção de áreas de mananciais da cidade de Assis, protegendo as nascentes existentes no local.

Esta unidade de conservação é um dos últimos fragmentos representativos de vegetação de Cerrado no Sul do país, abrigando espécies importantes da fauna como o veado catingueiro e a jaguatirica, além espécies botânicas como o capitão-do-campo e o ipê.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente