Meio Ambiente: São Paulo terá Centro de Estudos e Manejo de Animais Silvestres

Unidade será implantada no Horto Florestal

ter, 10/09/2002 - 14h19 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 10 horas, começa a funcionar, no Parque Estadual Alberto Loefgren, no Horto Florestal de São Paulo, o Centro de Estudos e Manejo de Animais Silvestres (CEMAS). Vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), a unidade foi criada para cuidar de animais silvestres nativos apreendidos e buscar a reabilitação, adaptação e reintegração à natureza.

No CEMAS, os animais contarão com atendimento médico-veterinário e acompanhamento biológico, sendo submetidos a quarentena para sua plena recuperação. Após o tratamento, alguns poderão necessitar de reabilitação e adaptação, conforme a espécie ou seu estado de saúde, antes da soltura na localidade de procedência. Os que não reunirem condições de sobrevivência na natureza deverão ser encaminhados a zoológicos, criadouros ou instituições de pesquisa, com a devida indicação e autorização do IBAMA.

O CEMAS tem capacidade para atender a, aproximadamente, 4.600 espécimes por ano e conta com infra-estrutura hospitalar, setor de nutrição, quarentenário e sede para recepção e vivência ambiental. Promovendo treinamentos em suas instalações, contribuirá também para a capacitação de estudantes e profissionais da área da Veterinária.

A criação do CEMAS é o primeiro passo do Programa de Proteção à Fauna Silvestre do Estado de São Paulo, coordenado pela Fundação Florestal. Este programa conta com a participação da Coordenadoria de Informações Técnicas, Documentação e Pesquisa Ambiental (CINP), do Instituto Florestal, do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN), da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e da Polícia Militar Ambiental.

São objetivos do programa desenvolver projetos específicos para animais silvestres ameaçados de extinção, viabilizar estratégias para recolocação da fauna na natureza, promover estudos e o inventário da fauna do Estado. Também serão propostas parcerias e convênios com universidades, ONGs e iniciativa privada, além de elaborar ou colaborar com planos de manejo de fauna, criar rede de informações regional e participar nas redes nacional e mundial de conservação, colaborar no combate ao tráfico de animais silvestres e contribuir para o aprimoramento das disposições legais de proteção à fauna silvestre.

Renato Alonso
Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente