Meio Ambiente: São José do Rio Preto terá central de esterilização de resíduos de serviços de saúde

Catanduva receberá investimentos para instalação de posto da agência ambiental

ter, 16/12/2003 - 15h11 | Do Portal do Governo

O diretor de Controle da Poluição da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Fernando Rei, vai estar em São José do Rio Preto, nesta quarta-feira, dia 17, para inaugurar uma central de esterilização de resíduos de serviços de saúde e as três primeiras renovações de licença ambiental de empresas consideradas prioritárias no Estado.

À tarde, seguirá para Catanduva onde participará de um encontro com prefeitos da região, quando receberá, em nome da Cetesb, recursos para a instalação de um posto da agência ambiental nesse município e de uma estação telemétrica automática para o monitoramento da qualidade do ar.

A central de esterilização de resíduos hospitalares, por meio de autoclaves, terá capacidade para tratar adequadamente as quatro toneladas diárias produzidas por cerca de mil geradores, como farmácias, laboratórios, clínicas e 14 grandes hospitais de São José do Rio Preto, podendo atender ainda às cerca de 200 municípios da região.

Será discutido também o passivo de R$ 8 milhões em multas devidas pelas usinas, visando a sua transformação em serviços ambientais relevantes, conforme prevê uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
 
A programação

A agenda de trabalho prevista é a seguinte:

São José do Rio Preto

10h00 – Inauguração da Central de Esterilização de Resíduos de Serviços de Saúde da Constroeste Indústria e Comércio Ltda., com a presença do prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, secretário municipal de Meio Ambiente, arquiteto José Carlos de Lima Bueno, promotor de Justiça da Comarca, Ademir Perez, e outras autoridades.

11h50 – Emissão dos documentos das três primeiras renovações de licença ambiental de empresas consideradas prioritárias do Estado: Citrovita Agroindustrial Ltda. e Usina Cerradinho Açúcar e Álcool S.A., de Catanduva, e Fuga Couros Ltda., de Jales.

13h00 – Atendimento à imprensa

Catanduva

15h00 – Solenidade com a presença dos prefeitos de Catanduva, Palmares Paulista, Ariranha, Pindorama, Tabapuã, Catiguá, Santa Adélia, Fernando Prestes e outros municípios, representantes da Cetesb e outras autoridades.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/L.S.