Meio Ambiente: Sai a lista com 1.200 espécies de plantas ameaçadas no Estado

Treze espécies foram extintas da natureza

qui, 23/09/2004 - 15h03 | Do Portal do Governo

A nova lista das plantas ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo reúne mais de 1.200 espécies. A relação foi apresentada pelos pesquisadores que participaram do workshop realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio do Instituto de Botânica, com o resultado dos estudos desenvolvidos por diversos especialistas de diferentes instituições.

A lista, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, dia 22, foi organizada de acordo com a família, o gênero, espécies, grupos e categorias, incluindo desde as consideradas extintas na natureza até as classificadas como ‘tecnicamente em perigo’.

O aumento de cerca de 900 espécies em relação a última lista, publicada em 1998, segundo Luiz Mauro Barbosa, diretor do Instituto de Botânica, não significa que existem mais plantas ameaçadas, mas reflete o aumento do conhecimento sobre a flora paulista.

‘Com investimentos e esforços em estudos científicos da flora paulista, aumentamos o grau de conhecimento e foi possível até mesmo detectar algumas espécies nas nossas unidades de conservação que apareciam como extintas na listagem anterior. Isso reforça a indicação de aumento da cobertura vegetal no Estado de São Paulo, além de permitir continuidade no processo de conservação e restauração dos principais biomas paulistas’.

De acordo com o diretor do IBOt, a lista também vai ajudar a Secretaria do Meio Ambiente a implementar políticas públicas, principalmente no que se refere ao gerenciamento de conflitos entre os empreendimentos e a legislação ambiental, permitindo que se agilize os processos que tratam da supressão ou manejo da vegetação, além de garantir um licenciamento mais criterioso.

A lista elaborada pelos pesquisadores vai enumerar 13 espécies extintas na natureza, 22 em perigo crítico, 170 em perigo, 402 presumivelmente extintas e 400 vulneráveis. A proposta é que esta lista inclua também as 189 espécies ‘quase ameaçadas’, alertando sobre a necessidade de cuidados especiais que garantam sua conservação antes que se inicie o processo de desaparecimento.

Outra proposta que deverá tomar corpo é a indicação de uma planta como símbolo das espécies ameaçadas de extinção na flora paulista.
Os estudos que permitiram a elaboração da nova lista fazem parte do Projeto ‘Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as espécies e sua distribuição no Estado.

O projeto tem o apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo e a participação de especialistas de instituições nacionais e estrangeiras. Este aspecto mereceu destaque do representante da Colômbia, doutor Enrique Forero, que lembrou não ser esta uma prática comum entre as instituições públicas e considerou este fato como uma das razões para São Paulo estar à frente nas pesquisas e na aplicação dos conhecimentos técnicos para a preservação e recuperação das espécies florísticas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/Eli Serenza/L.S.