Meio Ambiente: Sabesp usa gás natural em sua frota de veículos

Empresa amplia sua missão de preservação do meio ambiente e ainda reduz os custos com combustível

seg, 30/08/2004 - 18h13 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, inicia na Baixada Santista um programa de conversão de motores de sua frota de veículos com a utilização de GNV (gás natural veicular). Dessa forma, a Empresa amplia sua missão de preservação do meio ambiente e ainda reduz os custos com combustível.

Além de proporcionar mais de 70% de economia com gasto de combustíveis, o uso do gás natural veicular apresenta as seguintes vantagens:

  • Combustão mais limpa
  • É reconhecidamente o mais seguro dos combustíveis
  • Aumenta a vida útil do motor
  • Redução de IPVA
  • Aumenta o intervalo de trocas de lubrificantes
  • A não-emissão de particulados

    A conversão dos motores está sendo efetuada por uma empresa especializada e autorizada pelo Imetro, a um custo que é amortizado em três meses com a diminuição dos custos do gás natural veicular.

    Gás Natural Veicular

    O Gás Natural Veicular é uma mistura de gases destinada a utilização como combustível em veículos rodoviários automotores que tem como principal composto o metano. O produto é obtido diretamente da natureza, juntamente com o petróleo,como subproduto do processo de refino ou através de biodigestores, em processo de decomposição de material orgânico. Diferente dos combustíveis líquidos, que necessitam de transporte rodoviário, o gás natural chega aos postos de abastecimento através de gasodutos ligados aos poços de petróleo.

    Além de criar a oportunidade de decisão quanto ao combustível a ser utilizado (com a conversão, o veículo se transforma em bi-combustível), o gás natural veicular traz ganho ambiental que é energia limpa e renovável e menos poluente ainda que o álcool.

    O Estado de São Paulo já tem cerca de 300 postos de gás natural e com a descoberta da Bacia de Santos – BS-400, a situação brasileira se torna cada vez mais revolucionária. Diariamente o Brasil consome 28 milhões de metros cúbicos de gás natural, enquanto somente a jazida de Santos produz todos os dias 55 milhões de metros cúbicos e tem capacidade inicial para mais de 20 anos.