Meio Ambiente: Sabesp realiza neste sábado plantio de 5 mil mudas no Rio Canoas

Evento faz parte do Projeto Verde Vida que tem como objetivo a recomposição das matas ciliares

sex, 13/02/2004 - 11h33 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp – vai realizar neste sábado, dia 14 de fevereiro, um plantio de árvores nativas nas margens do Rio Canoas, principal manancial que abastece a cidade de Franca.

Este evento faz parte do Projeto Verde Vida que tem como objetivo a recomposição das matas ciliares.

As matas ciliares são florestas nativas formadas às margens dos rios que auxiliam na melhoria da qualidade e quantidade de água para uso humano e agrícola. Elas funcionam como filtros, retendo defensivos agrícolas, poluentes e sedimentos que seriam transportados para os cursos d’água afetando diretamente a quantidade e qualidade da água e conseqüentemente a fauna aquática e a população humana.

O Verde Vida foi criado na Sabesp há dois anos com a função específica de recuperar as matas ciliares, juntamente com a comunidade, que mais uma vez está convidada a participar, e na oportunidade plantar uma árvore , conhecer a situação e as necessidades ambientais do Rio Canoas, um programa ecológico e educativo por mais qualidade de vida para a população.

Em 2003, 1.700 mudas foram plantadas e a Sabesp começa o ano plantando 5 mil mudas de árvores nativas, apoiada pela Prefeitura Municipal através do Horto Zoobotânico, Polícia Ambiental , Trilha Verde, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Franca (ARF), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES), Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DPRN), Coordenadoria da Assistência Técnica Integral (CATI), Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP), e CETESB.

As mudas foram cultivadas e fornecidas pelo horto zoobotânico de Franca, integrado aos eventos do Projeto Verde Vida da Sabesp.

De acordo com João Baptista Comparini, superintendente da Unidade de Negócio Pardo e Grande, ‘muito se tem falado da preservação da água, que é considerada o recurso natural mais importante para a humanidade, e o trabalho de preservação começa com a manutenção e recomposição das matas ciliares, uma responsabilidade social’.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

(LRK)