Meio Ambiente: Sabesp promove semana do meio ambiente

Exposições, visitas monitoradas e premiações fazem parte da agenda da Sabesp

seg, 31/05/2004 - 17h20 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, participa até o dia 5 de junho, das comemorações da Semana do Meio Ambiente, com diversas ações para mostrar os trabalhos realizados pela Empresa no Projeto Tietê, considerado internacionalmente como modelo de gestão e responsabilidade ambiental.

Vários acontecimentos especiais estão previstos, com destaque para a semana de arte-educação, que será realizada na Rodoviária do Tietê, o lançamento do Programa Caminhos da Despoluição, a entrega dos prêmios do concurso interno da música comemorativa aos 30 anos de existência da Sabesp, visitas monitoradas ao show-room da Empresa; além da inserção de mensagens motivacionais nos holerites dos empregados e nas contas de água, entre outras ações.

Programa Caminhos da DespoluiçãoProjeto de Despoluição do Rio Tietê

Ampliar a coleta e tratamento de esgotos da população residente na Região Metropolitana de São Paulo, para diminuir sensivelmente o lançamento de poluentes nos rios é córregos e, conseqüentemente, melhor a qualidade das águas do Rio Tietê. Para isso, foram idealizadas as etapas do Projeto Tietê, uma ação que de uma iniciativa ambiciosa para devolver a vida ao principal curso d’água paulista, tornou-se referência internacional de resultados positivos em respeito ao meio ambiente e mobilização popular.

Primeira Etapa (1992 a 1998 – investimentos US$ 1,4 bilhão)

Na 1ª Etapa do Projeto Tietê foram construídas três grandes Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) em São Miguel Paulista, Parque Novo Mundo e ABC, bem como a ampliação da capacidade de tratamento da ETE Barueri de 7 para 9,5 mil litros de esgoto por segundo. Além disso, foram construídos 1,8 mil quilômetros de tubulações de esgotos, 250 mil ligações domiciliares, 1,5 mil quilômetros de redes coletoras, 315 quilômetros de coletores-tronco e 37 quilômetros de interceptores.

Com isso, houve uma sensível melhora na qualidade da água do rio e uma diminuição de 120 quilômetros na mancha de poluição. Uma constatação dessa melhora pode ser notada em cidades, como Salto e Itu, por exemplo, onde os peixes reapareceram no rio.

Segunda Etapa (2002 a 2005 – investimentos de US$ 400 milhões)

A 2ª Etapa do Projeto Tietê, que está em plena atividade, tem como principal objetivo de construir novos pontos para coleta de esgotos das residências, conduzindo-os as estações, construídas na fase anterior, para tratamento. A previsão é que até 2005, cerca de 300 milhões de litros deixarão de ser despejados, diariamente, nos rios e córregos da RMSP.

Para isso estão previstos a construção de 1.3 mil km de tubulações de esgotos, 290 mil ligações domiciliares; 1,2 mil km de redes coletoras; 107 km de coletores-troncos e 33 km de interceptores de esgotos. Com isso os serviços de coleta de esgotos serão ampliados a mais 400 mil famílias com benefícios diretos para cerca de 1,2 milhão de pessoas e a as águas do Tietê terão uma melhora sensível na qualidade da água em outros 40 km do rio.

Para conhecer mais detalhes do Projeto Tietê, visite o site www.projetotiete.com.br.