Meio Ambiente: Sabesp e Votorantim firmam parceria para estudos dos lodos desidratados

Material proveniente do tratamento de esgotos pode ser utilizado como combustível alternativo e matéria-prima para cimento

ter, 13/05/2003 - 8h51 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 13, a Sabesp e a Cimento Rio Branco S.A., empresa pertencente ao Grupo Votorantim, assinam termo de acordo para estudos de aproveitamento dos lodos desidratados provenientes do tratamento de esgotos, como combustível alternativo e matéria-prima para fabricação de cimento.

O tratamento de esgotos na Região Metropolitana de São Paulo gera, diariamente, cerca de 320 toneladas de lodo. A indústria cimenteira é um mercado com grande potencial para absorver as duas formas de lodo produzidas nas estações de tratamento de esgotos: a seca e a úmida, trazendo significativo ganho ambiental para a sociedade paulista.

Atualmente, os lodos gerados nas Estações de Tratamento de Esgotos são dispostos em aterros sanitários. É de conhecimento geral que os aterros existentes na RMSP têm expectativa de saturação em curto prazo. Buscar alternativas de utilização deste subproduto do tratamento de esgotos assegurando uma destinação ambientalmente responsável é uma das prioridades da Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo.

A utilização de lodos de estações de tratamento de esgotos como matéria-prima na indústria cimenteira é uma prática que vem sendo adotada em vários países, como Estados Unidos e Suíça, além de ser uma das considerações colocadas na política do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD).

Os resultados deste estudo podem agregar valor ao lodo de esgotos, transformando-o da categoria de resíduo para matéria-prima, representando ainda redução de custos de destinação final para a Sabesp.

O evento

A assinatura do termo de acordo será realizada a partir das 10 horas, na sede da Sabesp, Rua Costa Carvalho, 300, Pinheiros, e contará com as presenças do secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento e presidente da Sabesp, Mauro Arce, do diretor de Produção e Tecnologia da Cimento Rio Branco S.A., Antônio Marsiglia Netto, além de outros diretores.