Meio Ambiente: Sabesp é premiada no 2.º Benchmarking Ambiental Brasileiro

Trabalho abordou a gestão de resíduos sólidos

qua, 18/08/2004 - 15h49 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos
e Saneamento do Estado de São Paulo, foi premiada no ‘2.º Benchmarking Ambiental Brasileiro’, um dos mais representativos do
mercado ambiental brasileiro.

A Sabesp concorreu com o trabalho ‘Saneamento Sustentável – gestão
de resíduos sólidos’ que aborda o processo da destinação do lodo
produzido pela Estação de Tratamento de Água do município de Franca.

O modelo explica como os resíduos provenientes do tratamento da água não são mais lançados nos rios locais, mas sim misturados ao lodo gerado pelo tratamento de esgotos que, por sua vez é transformado em fertilizante para culturas agrícolas.

O processo representa ganhos significativos a toda cadeia econômico-produtiva da região com um produto de alta qualidade, custo baixo e que propicia melhores resultados na colheita.

A cerimônia de premiação ocorreu nesta terça-feira, 17, na Capital Paulista. Representaram a Sabesp o Diretor de Sistemas Regionais, Enéas Oliveira de Siqueira, que recebeu o troféu do Prêmio; o Superintendente da Unidade de Negócio Pardo e Grande, João Baptista Comparini, que apresentou o case vencedor; o Gerente do Departamento Distrital de Franca, Rui Cesar Rodrigues Bueno; o Gerente do Setor de Tratamento de Esgoto de Franca, Luciano Reame e a engenheira Clênia Gomes Alves autora do case.

Segundo Enéas Siqueira, esta premiação só contribui para o
desenvolvimento de novas iniciativas de gestão ambiental na Sabesp. ‘Este trabalho faz parte da Missão da Empresa e incentiva os profissionais a aperfeiçoarem os processos de relação com a sociedade e o meio ambiente, promovendo o desenvolvimento e o progresso’.

Concorreram ao prêmio mais de 30 empresas importantes de todo o
Brasil apresentando soluções utilizadas com sucesso nas diversas
atividades realizadas na área de gestão ambiental. No ano passado, na primeira edição do Benchmarking Ambiental, a Sabesp também foi premiada com o projeto ‘Gestão Ambiental por Parcerias – caso Morada dos Pássaros’.

Empresas premiadas

Aché Laboratórios (SP), Apae Xaxim (SC), Ambev (SP),
Astra Zeneca (SP), Basf (SP), Cosipa (SP), Faber-Castell (SP), Sabesp (SP), Senac/SP (SP) e Senai/RS (RS).

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/L.S.