Meio Ambiente: Sabesp começa a despoluir lagos do Horto Florestal

Através do processo de tratamento, será possível recuperar os três lagos do parque

qui, 12/09/2002 - 18h39 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, dia 14, serão iniciadas as operações da estação de tratamento do córrego Pedra Branca, principal formador dos lagos do Horto Florestal, na Zona Norte da Capital. Através do processo de tratamento, será possível recuperar os três lagos do parque, atendendo às reivindicações da comunidade e de mais de 50 mil pessoas que freqüentam o local mensalmente.

Para construção da estação, a Sabesp investiu R$ 910 mil, durante 12 meses de obras.

Processo

O sistema de tratamento que a Sabesp está utilizando para a despoluição dos lagos é o mesmo já empregado, com êxito, nos parques da Aclimação e Ibirapuera, em São Paulo, e nos canais de drenagem do Guarujá, na Baixada Santista: a flotação.

Esta tecnologia, desenvolvida integralmente por empresas nacionais, permite ocupar um espaço físico menor na instalação da estação. Através da flotação, a água do córrego e retida e desviada, recebendo a adição de produtos químicos que provocam a aglutinação das partículas de sujeira. Os flocos, então, são levados à superfície e movidos por uma pá coletora. O lodo é encaminhado a uma das estações de tratamento de esgotos da Grande São Paulo.

O resultado da operação permite que a água seja devolvida limpa ao leito original, com altos teores de oxigênio dissolvido e sem poluentes, contribuindo para sua revitalização. Outro ganho ambiental é o reaparecimento de vida nas águas e às margens dos lagos.

Evento

A cerimônia de início de operação da estação Pedra Branca será realizada a partir das 11 horas, no Parque Alberto Loefgren (Horto Florestal), localizado à Rua do Horto, 931, na Capital.